Início Notícias Defesa Civil Urupês em chamas: incêndios causam devastação, mortes e prejuízos milionários

Urupês em chamas: incêndios causam devastação, mortes e prejuízos milionários

Investigação aponta para ação criminosa; apoio emergencial é anunciado para produtores rurais.

Incêndios consumiram área de preservação em Urupês. Foto: Henrique Alonso Camilo / Prefeitura Municipal de Urupês

Por Luís Fernando da Silva - Divisão de Comunicação

Publicado em 28/08/2024 09h42 - Atualizado em 28/08/2024 10h31

Resumo da notícia:

• Incêndios em Urupês destruíram 1.400 hectares de plantações e áreas de preservação, causando um prejuízo estimado de R$ 10 milhões. Famílias afetadas buscam apoio para recuperar suas culturas.
  • Autoridades investigam a possibilidade de ação criminosa nos incêndios, com três pessoas já presas. Focos simultâneos em diferentes locais indicam possível organização.
  • Chuva no fim de semana ajudou a extinguir os focos restantes, mas a previsão é de tempo seco na próxima semana. Medidas de apoio emergencial foram anunciadas para produtores rurais.

Os incêndios que atingiram Urupês no dia 23 de agosto causaram pânico e deixaram um rastro de destruição na zona rural. Segundo levantamento realizado pelo Departamento de Agricultura e pela Defesa Civil do município, 1.400 hectares de plantações e áreas de preservação foram devastados – o equivalente a 1.730 campos de futebol. O prejuízo estimado para os proprietários rurais ultrapassa R$ 10 milhões.

A principal preocupação das famílias afetadas pelos incêndios tem sido a retomada das culturas perdidas. O Departamento de Desenvolvimento Social de Urupês identificou que os atingidos não necessitam de itens básicos como alimentação e higiene, mas sim de apoio para reestabelecer suas plantações, das quais dependem diretamente para seu sustento.

Indo ao encontro desta demanda, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo anunciou um pacote de apoio aos produtores, que inclui créditos emergenciais de até R$ 50 mil com juro zero por meio do Feap, programas de recuperação de moradias e descontos em insumos e nutrição animal. Além disso, serão emitidos termos emergenciais que impedem a aplicação de sanções ou multas pelos órgãos fiscalizadores, considerando o estado de calamidade pública.

Produtores interessados devem procurar a Casa da Agricultura de Urupês para obter mais informações.

Suspeita de incêndios criminosos

Autoridades estaduais e federais estão investigando a suspeita de que os incêndios tenham sido provocados por ação criminosa. Os indícios apontam que as chamas se iniciaram simultaneamente em diferentes locais, o que sugere uma ação organizada. Inquéritos foram abertos para apurar as causas, mas os motivos ainda não foram divulgados pelas autoridades. Cinco pessoas já foram presas.

Impactos imediatos e ações de combate

Os incêndios, nunca antes vistos, concentraram-se principalmente na área noroeste de Urupês, acima da rodovia Roberto Mário Perosa (SP-379) e nas proximidades da divisa com Potirendaba. Em alguns pontos, as chamas chegaram a invadir duas quadras de terrenos urbanos no bairro Residencial Tavares, mas não houve necessidade de evacuação.

O combate ao fogo mobilizou diversas entidades, incluindo a Prefeitura de Urupês, Corpo de Bombeiros de Novo Horizonte e Catanduva, a Prefeitura de Elisiário, usinas da região, particulares, além de uma aeronave. A Polícia Militar de Urupês também prestou apoio na operação.

Vítimas e impactos sociais

No epicentro das chamas, dois brigadistas da usina Santa Isabel perderam a vida: Saulo Rodrigo de Oliveira, de 47 anos, morador de Irapuã, e Gerci Silveira Júnior, de 30 anos, residente em José Bonifácio. A rodovia Roberto Mário Perosa foi temporariamente interditada no trecho entre Urupês e Ibirá devido à baixa visibilidade causada pela fumaça.

Na cidade, todas as escolas e creches dispensaram os alunos mais cedo por conta da baixa qualidade do ar. Na EMEF Prof. Athayr da Silva Rosa, os alunos que permaneceram foram assistidos com máscaras umedecidas até o horário de saída. O Departamento de Saúde relatou poucos atendimentos relacionados à inalação de fumaça no hospital São Lourenço, e a farmácia pública funcionou em regime de plantão no dia seguinte.

Chuvas aliviam a situação

A chuva voltou a dar as caras em Urupês no sábado (24) e continuou no domingo (25), após quase quatro meses de estiagem. Dados pluviométricos medidos pela Prefeitura indicaram um acumulado de 16,1mm durante o final de semana, contribuindo para aliviar a situação e extinguir os focos remanescentes de incêndio.

Contudo, de acordo com o portal Climatempo, a previsão indica que não há expectativa de chuva para a próxima semana. Neste fim de semana, o tempo também permanecerá ensolarado e sem nuvens, tanto durante o dia quanto à noite. No sábado (31), as temperaturas devem variar entre 19ºC e 35ºC, enquanto no domingo (1º), os termômetros devem registrar mínima de 20ºC e máxima de 37ºC.

Nesta notícia: incênios