Início Notícias Meio Ambiente Para reduzir falta d’agua, Prefeitura implementa sistema inovador na rede de abastecimento da cidade

Imagem da tela de monitoramento que mostra, dentre outros dados, os níveis atuais e históricos de cada reservatório. Foto: Luís Fernando da Silva / Prefeitura Municipal de Urupês.

Por Luís Fernando da Silva - Divisão de Comunicação

Publicado em 18/06/2024 16h49

A Prefeitura de Urupês adotou uma nova estratégia para garantir a maior regularidade no abastecimento de água aos moradores da cidade. Um sistema de telemetria foi instalado nos poços de abastecimento para monitorar, em tempo real, os níveis dos reservatórios e identificar possíveis falhas no sistema.

Essa tecnologia possibilita a detecção imediata de qualquer irregularidade nas operações dos poços, como interrupções nas bombas d’água, que anteriormente só eram percebidas após os moradores notarem a falta de água em suas residências. Com a implementação do sistema de telemetria, é possível realizar manutenções rápidas, buscando evitar que o problema afete o morador.

O sistema também confere aos técnicos a capacidade de gerenciar a operação das bombas à distância, incluindo a reinicialização de operações quando necessário, o que contribui para a manutenção constante do fluxo de abastecimento sem interrupções significativas.

Ainda assim, os técnicos reforçam que, embora o novo sistema deva contribuir para um fornecimento mais estável de água nos bairros da cidade, casos de escassez ainda podem ocorrer, quando causados por fatores incontroláveis, como quebras em bombas que exijam sua substituição, ou períodos de longa estiagem e alto consumo. Ainda assim esses casos costumam ser em menor número.

Nesta notícia: saneamento telemetria