Início Notícias Educação Urupês já superou meta de alfabetização prevista para 2030, segundo MEC

Urupês já superou meta de alfabetização prevista para 2030, segundo MEC

No município, 80,6% dos alunos do 2º ano do ensino fundamental são alfabetizados; média das cidades vizinhas é de 70,1%, e a nacional é de 56%

Cerca de 3 minutos de leitura

Alunos dos segundos anos do Ensino Fundamental da EMEF Maria da Glória Robert Lima de Almeida de Urupês. Foto: Fernanda Vila / Prefeitura Municipal de Urupês.

Alunos dos segundos anos do Ensino Fundamental da EMEF Maria da Glória Robert Lima de Almeida de Urupês. Foto: Fernanda Vila / Prefeitura Municipal de Urupês.

Por Luís Fernando da Silva - Divisão de Comunicação

Publicado em 06/06/2024 11h17

Em Urupês, 80,6% dos alunos do 2º ano do ensino fundamental são alfabetizados, superando a meta de 80% estabelecida para 2030 pelo Ministério da Educação. Este resultado coloca o município à frente da maioria de seus vizinhos, cuja média de alfabetização é de 70,1%, e bem acima da média nacional de 56%.

Os dados (consulte aqui), fornecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e coletados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), destacam que os alunos de Urupês já alcançaram o nível 5 de alfabetização. Esse nível indica que os alunos conseguem ler e compreender textos com maior complexidade, uma etapa avançada no processo de alfabetização.

A coordenadora pedagógica Maria Helena Duarte Fracasso ressaltou que, para obter esses bons resultados, a Educação do município se vale ferramentas como o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e os programas da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa), o Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI), e o Alfabetiza Juntos, que fornecem formações contínuas para os professores.

Outro destaque é a Avaliação de Fluência Leitora realizada duas vezes ao ano. Em 2023, a diferença entre a avaliação de entrada e a de saída apontou um aumento de 8% na quantidade de alunos fluentes em leitura, um dos destaques na Diretoria de Ensino de José Bonifácio, do qual Urupês faz parte. Esses dados permitem a elaboração de planos de ação para melhorar as condições de leitura dos alunos.

Maria Helena também mencionou a criação de cantinhos de leitura nas escolas, equipados com livros e materiais didáticos, para incentivar a prática da leitura entre os alunos e melhorar ainda mais os índices de alfabetização.

O sucesso de Urupês está alinhado com o Programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, lançado pelo MEC em 2023. Este programa visa garantir que todas as crianças do 2º ano do ensino fundamental saibam ler e escrever, articulando ações em nível municipal, estadual e federal.

Nesta notícia: alfabetização

Não perca nenhuma notícia 🔥

Inscreva-se gratuitamente e receba as notícias mais quentes da cidade diretamente em seu e-mail.

Notícias recomendadas

Pesquisar por assunto