Início Notícias Crianças e Adolescentes Urupês promove conscientização sobre violência sexual infantil com a Campanha Faça Bonito

Foto: Fernanda Vila / Prefeitura Municipal de Urupês.

Por Luís Fernando da Silva - Divisão de Comunicação

Publicado em 17/05/2024 13h50

Escolas e órgãos sociais de Urupês se mobilizaram nesta semana para conscientizar a população sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes, em apoio à Campanha Faça Bonito. A iniciativa, realizada anualmente, tem seu Dia D em 18 de maio.

Nas escolas municipais, a abordagem do tema variou conforme a faixa etária. Na Creche-Escola EMEI Olívia Sahão, foi utilizado o “Semáforo do Toque” para ensinar às crianças sobre toques apropriados e inapropriados em cada parte. Na EMEF Maria da Glória Robert Lima de Almeida, o tema foi discutido em sala de aula e culminou em um passeio de trenzinho, onde as crianças, vestidas na cor oficial da campanha, manifestaram publicamente a importância da conscientização.

Na EMEF Prof. Athayr da Silva Rosa e na E.E. Rubens Ferreira Martins, o tema foi abordado com palestras da Dra. Maria Cecília Batistela. Além de organizarem estas palestras e passeios, o CRAS e o CREAS de Urupês distribuíram cartazes informativos e trabalharam o tema com famílias atendidas pelo programa Primeira Infância.

A Campanha Faça Bonito, criada em 2000, combate o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. A data de 18 de maio rememora a menina Araceli Crespo, assassinada em 1973 após ter sido violentada. O símbolo da campanha é uma flor amarela, representando a fragilidade e a necessidade de proteção das crianças. A iniciativa visa conscientizar a sociedade sobre os direitos das crianças e adolescentes e mobilizar ações de prevenção e enfrentamento da violência sexual.

Confira mais fotos desta notícia:

Nesta notícia: faça bonito 18 de maio