Início Notícias Saúde Em Urupês, demanda reprimida por ultrassom que vai até julho deve ser zerada em apenas 45 dias

Município vai passar a oferecer exames de ultrassom gratuitos pelo SUS. Atualmente, 215 pacientes aguardam agendamento

Dr. Leandro José Bertolo, cardiologista do sistema público de Saúde, operando novo equipamento de exames ultrassonográficos. Foto: Thomas Volpato Moutropoulos / Prefeitura Municipal de Urupês.

Por Luís Fernando da Silva - Divisão de Comunicação

Publicado em 19/04/2024 11h30 - Atualizado em 19/04/2024 16h30

O Departamento de Saúde de Urupês divulgou que devem começar ainda em abril os exames de imagem cardiológicos e vasculares oferecidos gratuitamente pelo Sistema Público de Saúde, por meio do recém-adquirido equipamento de ultrassonografia.

Atualmente, cerca de 215 pacientes estão na fila de espera por um agendamento. O alto número se deve ao fato de que, hoje, os exames de imagem são realizados apenas em hospitais de referência, fora do município, e a cota de cerca 70 exames mensais liberada pelo Estado é muito restrita. Isso faz com que alguns pacientes tenham de esperar mais de três meses para realizar esses exames.

Contudo, este cenário deve mudar em breve para os moradores do município. A partir da próxima semana, o Departamento de Saúde iniciará o agendamento para uma ampla gama de exames de ultrassonografia, priorizando a demanda já existente. A expectativa é que a fila de mais de 200 pacientes seja zerada em cerca de apenas 45 dias.

Depois disso, os exames serão realizados mais rapidamente. De acordo com a diretora de Saúde, Cristina Camargo, “inicialmente serão disponibilizados exames como doppler venoso e arterial para membros inferiores e superiores, doppler de carótidas e vertebrais, doppler de aorta e ilíacas, além de ecocardiogramas”, mas a ideia é que, com o tempo, ainda mais exames sejam oferecidos – tudo gratuitamente pelo Sistema Público de Saúde.

Na última quarta-feira (17), os médicos Dr. Leandro José Bertolo e Dra. Maria Luiza Beltrami Lopes Bertolo, do Sistema Público de Saúde de Urupês, concluíram um treinamento especializado para operar o recém-adquirido equipamento de ultrassonografia.

O processo conhecido como “application”, foi conduzido por um profissional habilitado e preparou os médicos que operarão o aparelho para manuseá-lo de forma adequada e segura.

Nesta notícia: ultrassom