Início Notícias Impostos e Tributos IPTU 2024: carnês começam a ser distribuídos na última semana de fevereiro. Primeira parcela e cota única previstas para início de março

Carnês já foram impressos e destinados aos Correios para entrega. Foto: Thomas Volpato Moutropoulos / Prefeitura Municipal de Urupês.

Por Luís Fernando da Silva - Divisão de Comunicação

Publicado em 16/02/2024 14h44 - Atualizado em 16/02/2024 14h47

A distribuição dos carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2024 tem previsão de início para a última semana de fevereiro, com aproximadamente 7.000 unidades sendo entregues aos contribuintes de Urupês.

Para aqueles interessados em antecipar a consulta dos débitos, a Prefeitura já está disponibilizando o acesso através do site oficial e inserir o código de cadastro do imóvel, disponível em carnês de IPTU anteriores.

Os valores do IPTU 2024 variam conforme a classificação da zona fiscal em que o imóvel está situado, mantendo a carga tributária de 2023, com ajustes apenas para a correção inflacionária. O pagamento do imposto pode ser realizado em até 10 parcelas mensais, de março a dezembro, ou à vista, com direito a um desconto de 10%.

Uma novidade este ano é a opção de pagamento via PIX, que pode ser feito pelo aplicativo de qualquer instituição financeira habilitada, facilitando o processo tanto para pagamentos parcelados quanto para a cota única. Os QR Codes necessários estarão disponíveis nos carnês. Além disso, o pagamento continua sendo aceito em correspondentes bancários, aplicativos da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, bem como em casas lotéricas. Após o vencimento, contudo, os pagamentos deverão ser realizados exclusivamente na tesouraria da Prefeitura.

As datas de vencimento do IPTU variam de acordo com a localização de cada imóvel, com a primeira parcela vencendo em 6 de março ou dias subsequentes. A Prefeitura alerta que muitos terrenos não possuem endereço cadastrado para entrega, portanto, é importante que os proprietários desses imóveis procurem a Prefeitura ou acessem o site para verificar e retirar seus carnês.

Para mais informações, os contribuintes podem entrar em contato com a Lançadoria Municipal, localizada no prédio da prefeitura, pelo telefone (17) 3552-1144. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h.

Pagar o IPTU é uma responsabilidade cidadã que contribui diretamente para o desenvolvimento e a manutenção da cidade. Os recursos arrecadados são fundamentais para a realização de obras de infraestrutura, melhorias na educação, saúde, segurança e em serviços essenciais que beneficiam toda a comunidade.

Nesta notícia: iptu 2024