Início Notícias Saúde Vacina contra Covid-19 estará disponível para crianças de 6 meses a menores de 5 anos em janeiro

Vigilância Epidemiológica também atualiza vacinação contra Meningite ACWY e bivalente contra Covid-19.

Criança é vacinada na UBS Central em Urupês. Foto: Henrique Alonso Camilo / Prefeitura Municipal de Urupês.

Por Luís Fernando da Silva - Divisão de Comunicação

Publicado em 21/12/2023 11h09 - Atualizado em 21/12/2023 11h16

A Vigilância Epidemiológica de Urupês está anunciando novidades no cronograma de imunização que vão atender desde crianças até idosos.

Vacinação contra Covid-19 para crianças

Seguindo a determinação do Ministério da Saúde, a partir de janeiro, os pais ou responsáveis por crianças de 6 meses a menores de 5 anos poderão entrar em contato com a sala de vacinação da UBS Central para verificar a disponibilidade de doses contra Covid-19 para protegerem os pequenos.

A vacinação desta faixa etária passará a fazer parte da Caderneta Nacional de Vacinação a partir de 2024 e será obrigatória para este público.

Serão necessárias três doses para completar o esquema vacinal: um intervalo de quatro semanas entre a primeira e a segunda dose e de oito semanas entre a segunda e a terceira dose.

A iniciativa surge em um momento importante, dado o aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Covid-19 em crianças, especialmente abaixo de um ano.

Vacinação contra Meningite ACWY ampliada

A vacina contra meningite ACWY, antes disponível somente para crianças de 11 e 12 anos, agora abrange a faixa etária de 11 a 14 anos. Trata-se de uma chance para que pais ou responsáveis que perderam o prazo de vacinarem seus filhos procurem a unidade de saúde e os protejam contra estes quatro tipos de meningite. Para mais detalhes, os moradores podem se informar na UBS Central.

Covid-19 bivalente

Já a vacina bivalente contra Covid-19 – aquela que promove a imunização para novas variantes do coronavírus, além da cepa original – está disponível para a população acima de 60 anos que recebeu a dose de reforço há mais de seis meses. Informações adicionais podem ser obtidas nas unidades de saúde de cada bairro.

Prova de amor para si e para o próximo

A Prefeitura de Urupês ressalta a importância da vacinação como um ato de amor e cuidado, especialmente para as crianças, e se compromete a manter a comunidade informada e segura.

Para mais informações, visite a UBS Central ou acesse o site da Prefeitura de Urupês.

Nesta notícia: vacinação imunização