Início Notícias Educação Educação Inclusiva em Urupês Impulsiona Avanço no Desenvolvimento dos Alunos

Educação Inclusiva em Urupês Impulsiona Avanço no Desenvolvimento dos Alunos

Certificação de Monitoras pelo Curso de Educação Inclusiva - Foto: Carina Costa

Por Carina Costa - Divisão de Comunicação

Publicado em 14/12/2023 09h22

A Rede Municipal de Ensino de Urupês está fazendo melhorias nas escolas para ajudar alunos que têm necessidades especiais de aprendizado. Essas mudanças estão ajudando não só os estudantes, mas toda a escola.

Foram contratadas 38 monitoras em 2023 para ajudar na inclusão desses alunos. Na manhã desta quarta-feira (13), essas monitoras receberam certificados após finalizarem um curso especial com a coordenadora da Educação Especial do município, Emanuela Oliveira. Agora, elas estão mais preparadas para enfrentarem os desafios na escola.

Os professores, junto com as monitoras, fazem avaliações regulares para ver como os alunos estão progredindo. A coordenadora Emanuela Oliveira destaca que cada aluno avança de maneira diferente, mas todos melhoram em coisas importantes como socialização, autonomia e coordenação motora. Alguns até estão aprendendo a escrever a letra cursiva.

Olhando para o futuro, o município está empenhado em intensificar seus esforços para aumentar a carga horária de atendimentos semanais em 2024. Essa expansão reforça o compromisso com a inclusão, ao passo que disporá de atividades extracurriculares a fim de efetivar atendimento integral e o desenvolvimento psicomotor da criança, enriquecendo ainda mais a experiência educacional vivida pelos alunos atualmente.

Ao focar na formação especializada das monitoras e na abordagem inclusiva adotada nas salas de aula, o município visa continuar proporcionando uma educação de qualidade, que reconhece e valoriza a singularidade de cada aluno promovendo um ambiente escolar verdadeiramente inclusivo.

Confira mais fotos desta notícia: