Avaliação de Fluência Leitora visa elevar padrões de letramento em Urupês
Integração de tecnologia na educação avalia capacidade de leitura dos alunos da cidade
Cerca de 3 minutos de leitura
Aluno tem leitura avaliada com foco no avanço educacional. Foto: Thomas Volpato Moutropoulos / Prefeitura Municipal de Urupês.
Por Luís Fernando da Silva - Divisão de Comunicação
Publicado em 27/11/2023 16h14 - Atualizado em 27/11/2023 16h16
Nas últimas duas semanas, a E.M.E.F. Maria da Glória Robert Lima de Almeida e a E.M.E.F. Maria de Lourdes da Costa Nunes têm aplicado a segunda edição anual da Avaliação de Fluência Leitora para alunos do segundo ano do ensino fundamental. O projeto, voltado para avaliar e melhorar a capacidade leitora dos alunos, tem a finalidade de auxiliar o município a elevar ainda mais os padrões de alfabetização e letramento dos estudantes.
Esta segunda avaliação do ano – conhecida como a avaliação de saída – é importante para medir o desenvolvimento dos alunos em comparação com a avaliação de entrada realizada no início do ano.
Maria Helena Duarte Fracasso, coordenadora da escola Maria da Glória, detalha o processo: “A avaliação começa com leitura de palavras, segue para pseudo-palavras para testar a decodificação e termina com a leitura e interpretação de um texto”. Esta abordagem tridimensional assegura uma compreensão completa da fluência e compreensão leitora dos alunos.
Tecnologia a Favor da Educação
Um aspecto interessante da avaliação é a incorporação de tecnologia no processo educacional. “Utilizamos um aplicativo exclusivo do CAEd para gravar e analisar as leituras dos alunos, o que garante precisão nos resultados”, explica Maria Helena. Os dados coletados são posteriormente analisados para produzir um relatório detalhado sobre os níveis de proficiência leitora dos alunos.
Continuidade e Melhoria na Educação
A consistência nas ações de Educação das escolas municipais, somada à gestão de recursos, se reflete na nota de 86,63 em Educação no Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), colocando Urupês como referência na mesorregião de São José do Rio Preto e servindo de exemplo para outras cidades.
Com a continuidade destas avaliações e outras iniciativas educacionais, Urupês espera manter e melhorar ainda mais os padrões de ensino, garantindo que seus alunos não só alcancem, mas também superem as expectativas de alfabetização e letramento. Os resultados finais da avaliação atual serão fundamentais para planejar estratégias futuras e continuar a trajetória de excelência na educação.
Não perca nenhuma notícia 🔥
Inscreva-se gratuitamente e receba as notícias mais quentes da cidade diretamente em seu e-mail.