Início Notícias Saúde Porque a Vacinação contra Poliomielite é Vital para as Crianças

Porque a Vacinação contra Poliomielite é Vital para as Crianças

Poliomielite é uma doença infectocontagiosa e a vacina é única forma eficaz de prevenção

Cerca de 2 minutos de leitura

63 acessos

Foto de Imunização no Centro de Saúde de Urupês - Foto: Henrique Alonso Camilo

Foto de Imunização no Centro de Saúde de Urupês - Foto: Henrique Alonso Camilo

Por Carina Costa - Divisão de Comunicação

Publicado em 23/10/2023 16h19

A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, já causou estragos em todo o mundo, e é sempre importante lembrar que a vacina é fundamental para proteger todas as crianças.

Em 24 de outubro, é celebrado o Dia Mundial de Combate à Poliomielite, uma oportunidade de conscientização sobre a importância de vacinar as crianças contra uma doença devastadora.

A Pólio é uma doença altamente infecciosa causada por um vírus que afeta principalmente crianças com menos de 5 anos de idade. Ela pode resultar em paralisia permanente e, em casos graves, até mesmo na morte. Embora atualmente haja progressos significativos na redução da incidência da poliomielite, a ameaça ainda persiste em algumas partes do mundo. Portanto, a vacinação continua sendo uma medida vital de proteção.

A orientação do Ministério da Saúde é para que a vacinação contra essa doença aconteça nos primeiros meses de vida, com doses de reforço recomendadas para garantir imunização duradoura. Os pediatras do município sempre orientam os pais sobre o calendário de vacinação apropriado para seus filhos. A vacina contra a poliomielite é segura e eficaz, e desempenha um papel fundamental na prevenção da disseminação do vírus.

De acordo com dados do Previne Brasil, a imunização em Urupês está com 100% de cobertura incluindo a vacina contra a Poliomelite. A responsável pelo setor de Vigilância Epidemiológica do município, Maria Angélica Daher ressaltou ainda que apesar de não haver faltosos para a vacina contra a paralisia infantil é necessário continuar intensificando as ações de imunização, porque o Brasil corre um grande risco de reintrodução do vírus devido a baixa cobertura vacinal no país.

Nesta notícia: vacinaçao imunização

Não perca nenhuma notícia 🔥

Inscreva-se gratuitamente e receba as notícias mais quentes da cidade diretamente em seu e-mail.

Notícias recomendadas

Pesquisar por assunto