Início Notícias Saúde Ministério Público de Urupês une forças à Prefeitura para combater resistência à vacinação infantil

Atendendo a apelo do Comitê de Vacinação do Departamento de Saúde, MP passará a adotar medidas mais firmes com pais que se recusam a vacinar seus filhos.

Na foto, da esquerda para a direita: Enfermeiras Leila Zuanon e Angélica Daher, Promotor de Justiça, Edson Tonini e Assessor Jurídico, Juliano Birelli. Foto: divulgação.

Por Luís Fernando da Silva - Divisão de Comunicação

Publicado em 20/10/2023 16h39 - Atualizado em 20/10/2023 17h00

Em um esforço conjunto para fortalecer a cobertura vacinal na cidade, o Ministério Público de Urupês passará a adotar medidas mais firmes para auxiliar a enfrentar a resistência alguns pais em vacinar seus filhos. Isto poderá incluir a notificação, convocação e outras medidas, caso necessário.

Este apoio de peso chega em um momento crucial e deverá ser de grande valia para garantir a saúde de crianças e adolescentes da cidade, especialmente daquelas que, mesmo tendo seus pais sido convocados inúmeras – e por vezes até dezenas de – vezes, ainda não comparecem para a imunização.

A mesa de discussões foi composta por Edson Tonini, promotor de Justiça de Urupês, membros da prefeitura e do Comitê de Vacinação, incluindo o assessor jurídico Juliano Birelli e as enfermeiras Angélica Daher e Leila Zuanon.

Embora Urupês tenha uma das taxas de vacinação mais elevadas da região, ainda existe uma preocupante parcela de faltosos entre crianças e adolescentes.

Ignorar o cronograma de vacinação pode ter consequências sérias, como o ressurgimento de doenças debilitantes, incluindo varíola e poliomielite, bem como o risco de síndrome da rubéola congênita.