Início Notícias Cultura Hino Oficial de Urupês Resgata a História do Município em Versos e Notas Musicais

Obra de José Antonio Roman, composta exclusivamente para Urupês, é apresentada em grandioso evento e consolida a identidade cultural da cidade

Hino se une à bandeira e brasão como símbolo oficial. Imagem: divulgação.

Por Luís Fernando da Silva - Divisão de Comunicação

Publicado em 11/07/2023 16h00 - Atualizado em 11/07/2023 16h11

O município de Urupês recebeu um novo símbolo oficial, como marco em sua história: o “Hino de Urupês”. A obra é um tributo à cidade, com letra e música escritas pelo urupeense Sr. José Antonio Roman.

O hino foi apresentado ao público pela primeira vez durante a cerimônia de abertura da 15ª ExpoCultura de Urupês. Estiveram presentes o próprio compositor, o prefeito e autoridades municipais, além de aproximadamente 4 mil pessoas de Urupês e região.

O hino é um registro sonoro que conta as histórias e tradições que moldaram Urupês desde os seus primeiros dias, quando ainda era conhecido como São Lourenço, passando por Mundo Novo, até chegar ao atual nome. Ele está devidamente registrado na Fundação Biblioteca Nacional do Estado do Rio de Janeiro e foi instituído como Hino Oficial de Urupês pela Lei 2.702, de 16 de fevereiro de 2023.

Na manhã do último sábado (8), um evento formalizou a cessão de direitos autorais do hino. No Tabelionato de Notas e Protestos de Letras e Títulos da Comarca de Urupês, estiveram presentes o compositor José Antonio Roman, o prefeito e um representante jurídico da prefeitura. Na ocasião, a cessão de direitos autorais foi feita de maneira oficial e legal ao Município, a título gratuito.

Este momento marca uma nova era na identidade cultural de Urupês, que agora conta com um hino próprio, um reflexo de sua rica história e tradição.

Confira a música e letra oficial:

I - SALVE! SALVE! CIDADE GLORIOSA / ESPLENDOR DESTE IMENSO BRASIL / DE IMIGRANTES, PIONEIROS, GIGANTES / QUE PLANTARAM NO CHÃO AS SEMENTES / E O CAFÉ MUNDO NOVO FLORIU / QUE É O NOSSO PENDÃO, NOSSA HISTÓRIA / SALVE! SALVE! URUPÊS NAS ALTURAS! / NOSSO ORGULHO, CULTURA E TRADIÇÃO.

II - URUPÊS CIDADE CORAÇÃO / DE UM POVO HOSPITALEIRO / DE MUITA DEVOÇÃO / URUPÊS DA BANDA NO CORETO / E TODO MUNDO OUVINDO / UM HINO DE UNIÃO

III - SÃO LOURENÇO, MUNDO NOVO, URUPÊS! / DO NOSSO RIBEIRÃO CUBATÃO / BERÇO DO CAFÉ MUNDO NOVO / ETERNAMENTE EM NOSSO CORAÇÃO

Nesta notícia: hino de urupês