Início Notícias Agricultura Cancro cítrico preocupa produtores e exportadores de limão em Urupês

Cancro cítrico preocupa produtores e exportadores de limão em Urupês

Prefeito Bica se encontra em urupês com Europeus para aprender mais sobre o assunto - Imagem Divulgação

Por Carina Costa - Divisão de Comunicação

Publicado em 06/07/2023 16h23

O cancro cítrico tem se tornado uma preocupação crescente entre os plantadores e exportadores de limão em Urupês. O prefeito Bica Greggio está empenhado em buscar soluções para combater essa doença e proteger a economia local.

De acordo com José Pedro Ferreira, responsável pelo Departamento de Agricultura de Urupês, o cancro cítrico é uma doença bacteriana que afeta os pomares de limão, prejudicando a qualidade e a produção dos frutos. Sua propagação ocorre principalmente por meio de ferimentos nas plantas, como cortes, podas inadequadas e injúrias causadas por insetos. Essa doença se manifesta através de lesões necróticas, afetando os frutos, folhas, galhos e troncos, resultando em perdas significativas para os produtores.

Diante dessa ameaça, o prefeito Bica Greggio tem se mostrado preocupado e está em busca de soluções para mitigar os impactos do cancro cítrico no município. Ele está se informando e adquirindo conhecimento sobre o assunto, a fim de tomar medidas adequadas para auxiliar os produtores nesse momento delicado.

O município está estabelecendo estratégias eficazes de prevenção e combate à doença. Medidas como capacitação dos produtores em boas práticas agrícolas, inspeções regulares nos pomares e adoção de protocolos de higienização e desinfecção estão sendo consideradas para controlar a disseminação do cancro cítrico em Urupês.

É importante ressaltar que a conscientização e a cooperação de todos os envolvidos são essenciais para o sucesso das medidas de combate ao cancro cítrico. A união entre produtores, governo municipal e demais atores do setor é fundamental para preservar a qualidade dos pomares, garantir a sustentabilidade da produção e proteger a economia local.

Nesta notícia: produtores rurais agricultura