Início Notícias Saúde Distúrbios da fala e comunicação: prefeitura de Urupês disponibiliza tratamento fonoaudiológico gratuito

Fonoaudióloga Grazieli Maria de Oliveira Santos em atendimento em Urupês - Imagem Divulgação

Por Carina Costa - Divisão de Comunicação

Publicado em 20/04/2023 16h33

O Departamento de Saúde do município oferece diversos atendimentos gratuitos através do Sistema Único de Saúde (SUS), entre eles o atendimento fonoaudiológico, que é realizado pela fonoaudióloga Grazieli Maria de Oliveira Santos.

A profissional atua na prevenção, avaliação, diagnóstico e tratamento de distúrbios da fala, linguagem, comunicação social, comunicação cognitiva e deglutição. Para realizar a avaliação fonoaudiológica, os interessados necessitam de encaminhamento médico através do clínico agendar uma anamnese na UBS central.

Durante a primeira consulta, no caso de crianças a partir dos 3 anos de idade é aplicada uma anamnese com a mãe ou familiar responsável pelo paciente, seguida da realização de um protocolo de avaliação no paciente. As terapias são realizadas em pacientes de todas as idades, e o número de sessões pode variar de acordo com a necessidade de cada paciente.

De acordo com Grazieli, para obter um bom resultado nas terapias, é necessário o comprometimento familiar, realizando os exercícios fonoarticulatórios com cada necessidade em casa.

O atendimento é uma ótima opção para quem precisa de tratamentos para distúrbios da fala, comunicação cognitiva entre outros. Com o atendimento da fonoaudióloga Grazieli Maria, é possível realizar um tratamento eficiente e com resultados positivos.

Confira quando acontece o atendimento da fonoaudióloga:

Segundas e terças:

- 07:00h - 17:00h (pausa 12h30 - 13h) - UBS Dr. Xisto Albarelli Rangel (centro)

Quartas-feiras:

- 08:00h - 10:00h: UBS São João de Itaguaçu