Início Notícias Cultura Mostra Cênica encanta crianças e jovens em Urupês, incentivando a cultura e a arte na cidade

Apresentação da Mostra Cênica Resistências, da Cia Cênica em Urupês - Foto: Carina Costa

Por Carina Costa - Divisão de Comunicação

Publicado em 19/04/2023 13h46 - Atualizado em 19/04/2023 15h26

Emoção e alegria tomaram conta das crianças dos Projetos Criança Feliz e Galera de Atitude, nesta terça-feira (18/04), que tiveram a oportunidade de assistir a uma incrível Mostra Cênica no Centro Cultural Sebastião Gonçalves - "Teco".

A peça, intitulada "Bitita no mundo das perguntas", trouxe para o palco três Bititas, que através das histórias de Carolina Maria de Jesus, levaram as crianças e adultos presentes a uma viagem pelo mundo da imaginação e curiosidade. Com movimento e musicalidade surpreendente, a contação transmutou toda a essência e críticas sociais presentes nas composições em matéria-prima para a obra.

A delicada e sensível dramaturgia de Anna Magalhães trouxe para a cena a ancestralidade e poética irreverente de Carolina Maria de Jesus, levando o público a uma reflexão sobre o que é ser bicho gente, costureira, avô, dona do mundo ou uma estrela brilhante no céu. As atividades ditas "perigosas" para mulheres foram abordadas, e Bitita enfrentou e se aventurou pela magia de ver as coisas com o olhar atento e questionador das crianças, desafiando a lógica quadrada e por muitas vezes limitante dos adultos. As crianças interagiram com os atores respondendo aos atores durante a apresentação e fizeram perguntas ao final.

A peça encantou a todos os presentes, mas em especial, Maísa de 9 anos, que adorou a parte em que os atores cantavam, e Eloísa de 8 anos, que entendeu que qualquer pessoa pode fazer uma peça tão linda quanto aquela. Já Daniel de 12 anos, integrante do Projeto Galera de Atitude, se divertiu muito, e contou que vendo a peça aprendeu que quer ser médico quando crescer.

A Mostra Cênica, é um projeto da Cia Cênica de São José do Rio Preto, recebida com muito carinho pelo Departamento de Desenvolvimento Social do município. A ação é mais uma das iniciativas que visam incentivar a cultura e a arte na cidade, proporcionando momentos de lazer e aprendizado para as crianças e jovens. Projetos como o Criança Feliz e Galera de Atitude são fundamentais para que os jovens possam ter acesso a oportunidades e desenvolver suas habilidades em diversas áreas, contribuindo para o seu crescimento pessoal e profissional. Essa experiência no teatro ficará na memória dessas crianças e será um estímulo para que elas continuem a explorar o mundo da arte e da cultura.