Início Notícias Saúde Departamento de Saúde de Urupês promove ações educativas sobre gravidez na adolescência e ISTs em escola local

Equipe de Saúde aborda questões importantes sobre a prevenção da gravidez na adolescência. Foto: Thomas Volpato Moutropoulos / Prefeitura Municipal de Urupês.

Por Luís Fernando da Silva - Divisão de Comunicação

Publicado em 17/04/2023 11h33

O Departamento de Saúde de Urupês está realizando uma série de ações na Escola Rubens Ferreira Martins, nesta segunda-feira (17), com o objetivo de conscientizar os estudantes sobre a prevenção da gravidez na adolescência e a importância da detecção e prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

A enfermeira Elisângela Palhare e uma estagiária conduzem os testes rápidos de sífilis, HIV e hepatites virais em adolescentes, sempre com a autorização dos pais. A ação visa não apenas identificar possíveis casos, mas também estimular a conscientização dos jovens sobre a importância de realizar exames regularmente.

Em paralelo, a Dra. Juliane Neves, da Estratégia Saúde da Família (ESF) Boa Vista, conduziu uma série de palestras nas salas de aula. Os temas abordados incluíram métodos contraceptivos, consequências da gravidez na adolescência, sexualidade e responsabilidades compartilhadas entre meninos e meninas no contexto da gravidez. Para enriquecer a discussão, foi utilizado material ilustrativo realista.

O enfermeiro Alexandre, da ESF Mundo Novo, também participou das palestras, compartilhando seu conhecimento com os jovens sobre a parte técnica dos métodos contraceptivos e a importância da prevenção das ISTs. Além disso, destacou a necessidade de utilizar os métodos de forma correta para garantir a eficácia na prevenção.

As psicólogas do departamento contribuíram para a ação, abordando o impacto emocional de uma gravidez não planejada, as mudanças que ocorrem após a gestação, o período pós-parto e como os planos de vida podem ser afetados por uma gravidez na adolescência.

Com a realização dessas atividades, o Departamento de Saúde de Urupês demonstra seu compromisso com a promoção da saúde e bem-estar dos jovens da cidade, fornecendo informações valiosas e promovendo a conscientização sobre temas de grande relevância.

Confira mais fotos desta notícia:

Nesta notícia: gravidez na adolescência