Início Notícias Saúde Departamento de Saúde fornece brinquedos para tratamentos infantis

Departamento de Saúde fornece brinquedos para tratamentos infantis

Entrega inclui mais de 300 brinquedos para uso de psicólogos, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos em atividades terapêuticas com crianças.

Na foto, gestores do município fazem a entrega de brinquedos para psicólogas do Departamento de Saúde. Foto: Luís Fernando da Silva / Prefeitura Municipal de Urupês.

Por Luís Fernando da Silva - Divisão de Comunicação

Publicado em 14/02/2023 10h46

O Departamento de Saúde está entregando mais de 300 brinquedos para serem utilizados por psicólogos, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos durante as atividades e tratamentos com crianças. A entrega do material é resultado de uma solicitação feita pelas equipes técnicas no início do ano. Além disso, mais brinquedos pedagógicos ainda estão por chegar.

É importante ressaltar que todas as ESFs (Estratégias de Saúde da Família) receberam a mesma quantidade e tipos de brinquedos, conforme informado pela Diretora de Saúde. Dessa forma, todos os profissionais que trabalham com as crianças terão acesso aos mesmos recursos para utilizar em suas atividades e tratamentos.

Como os brinquedos auxiliam no tratamento

Os brinquedos podem ser utilizados por esses profissionais como uma ferramenta para estimular o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças. Os psicólogos, por exemplo, podem utilizar os brinquedos em atividades que ajudam a compreender as emoções da criança, promovendo a expressão dos sentimentos. Já os terapeutas ocupacionais podem utilizar brinquedos específicos para estimular a coordenação motora e a percepção sensorial, enquanto os fonoaudiólogos podem utilizar brinquedos que auxiliem no desenvolvimento da linguagem.

Um método que utiliza os brinquedos como ferramenta de tratamento é a ludoterapia, uma técnica terapêutica que utiliza jogos e brincadeiras para promover a comunicação e interação entre a criança e o terapeuta. A ludoterapia pode ajudar a desenvolver habilidades sociais, emocionais e cognitivas da criança, contribuindo para o seu desenvolvimento global.

Com a entrega desses brinquedos, as ESFs têm à disposição um importante recurso para aprimorar o tratamento das crianças, oferecendo uma experiência mais lúdica e agradável durante as atividades terapêuticas.

Confira mais fotos desta notícia: