Início Notícias Saúde Prefeitura de Urupês promove conscientização sobre fibromialgia no mês de fevereiro

Doença causa dores difusas em todo o corpo, fadiga muscular, alterações no sono, intestinais e na memória

Imagem: divulgação.

Por Luís Fernando da Silva - Divisão de Comunicação

Publicado em 14/02/2023 08h37 - Atualizado em 14/02/2023 08h48

Durante o mês de fevereiro, o Departamento de Saúde de Urupês destaca a importância da conscientização sobre a fibromialgia, doença que causa dores difusas em todo o corpo, além de fadiga muscular, alterações no sono, intestinais e na memória.

A fisioterapeuta Lorena Miranda Loreti, do Sistema de Saúde do município, explica que o diagnóstico é clínico e feito por um reumatologista, com base em critérios como a presença de dor por mais de três meses e a identificação de pontos dolorosos na musculatura. Segundo ela, ainda não há uma causa definida para a doença, mas estudos recentes indicam que o cérebro da pessoa com fibromialgia ativa todo o sistema nervoso, causando dor.

Lorena diz que, apesar de não ter cura, a fibromialgia pode ser tratada com medicamentos e fisioterapia, que é fundamental para a redução dos sintomas e melhora da qualidade de vida dos pacientes. O exercício físico, em especial os aeróbicos e de fortalecimento muscular, é uma das modalidades mais eficazes para o tratamento, pois libera substâncias que agem diretamente no sistema nervoso central, promovendo a sensação de bem-estar e conforto.

A equipe médica de Urupês está capacitada para diagnosticar e tratar pacientes com fibromialgia, por isso, é importante estar atento aos sintomas e buscar ajuda médica assim que eles surgirem. A conscientização e o cuidado com a saúde são fundamentais para garantir o bem-estar e a qualidade de vida dos pacientes.

Contatos das ESFs

ESF Centro I e II "Dr. Xisto Albarelli Rangel" (Centro)

Rua Rui Barbosa, nº. 364

Telefone e WhatsApp: (17) 3552-1324