Início Notícias Saúde "Janeiro Roxo: Mês de conscientização sobre Hanseníase é marcado por campanhas de prevenção e tratamento em Urupês"

"Janeiro Roxo: Mês de conscientização sobre Hanseníase é marcado por campanhas de prevenção e tratamento em Urupês"

Cerca de 2 minutos de leitura

59 acessos

Palestra com Dra. Alita em São João de Itaguaçu na Campanha Janeiro Roxo de Urupês-SP - Imagem Divulgação

Palestra com Dra. Alita em São João de Itaguaçu na Campanha Janeiro Roxo de Urupês-SP - Imagem Divulgação

Por Carina Costa - Divisão de Comunicação

Publicado em 26/01/2023 14h03 - Atualizado em 26/01/2023 16h35

É comum ouvirmos falar de campanhas de conscientização sobre doenças como o câncer ou o diabetes, mas você sabia que existe também um mês dedicado à sensibilização sobre a hanseníase? Em Janeiro, é realizado o "Janeiro Roxo", um movimento que tem como objetivo chamar a atenção para esta doença infecciosa que afeta a pele e os nervos periféricos.

A hanseníase é causada por uma bactéria chamada Mycobacterium leprae e pode causar lesões na pele, perda de sensibilidade e deformidades nas mãos e pés. Embora possa ser tratada, é importante que seja diagnosticada o quanto antes para evitar complicações graves.

Durante o mês de Janeiro, são realizadas campanhas de prevenção e tratamento nas Unidades de Saúde de nosso município, além de atividades educativas para informar a população sobre a doença e como evitar o seu contágio. O objetivo é levar informações precisas e atualizadas para que as pessoas possam se proteger e, caso necessário, buscar tratamento.

E uma das ações que as Estratégias Saúde da Família estão realizando são as palestras ministradas pelas equipes de saúde das Unidades, com o objetivo de alertar a população.

O Ministério da Saúde também tem trabalhado para combater a hanseníase no país, oferecendo tratamento gratuito e promovendo ações de prevenção e diagnóstico precoce. É importante que todos nós nos envolvamos nesta luta, denunciando casos suspeitos e se informando sobre a doença.

A hanseníase é uma doença que ainda afeta muitas pessoas no mundo, mas podemos ajudar a mudar essa realidade, participando das campanhas de conscientização e buscando tratamento o quanto antes. Juntos, podemos vencer a hanseníase."

Não perca nenhuma notícia 🔥

Inscreva-se gratuitamente e receba as notícias mais quentes da cidade diretamente em seu e-mail.

Notícias recomendadas

Pesquisar por assunto