Início Notícias Educação Estudantes Urupeenses conquistam medalhas na Olimpíada Nacional de Ciências

Estudantes Urupeenses conquistam medalhas na Olimpíada Nacional de Ciências

Alunos Medalhistas da ONC 2022  VITOR MORETO FRANCISCO (Menção honrosa) - 7° ano D e - ARTHUR FRANCISCO DE SOUZA CARNIELLO (Medalhista de prata) - 7° ano A junto com a Diretora da Escola Adriana Carniello - Foto: Carina Costa

Alunos Medalhistas da ONC 2022 VITOR MORETO FRANCISCO (Menção honrosa) - 7° ano D e - ARTHUR FRANCISCO DE SOUZA CARNIELLO (Medalhista de prata) - 7° ano A junto com a Diretora da Escola Adriana Carniello - Foto: Carina Costa

Por Carina Costa - Divisão de Comunicação

Publicado em 09/11/2022 15h08

Alunos da escola Athayr da Silva Rosa participaram da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) de 2022. A prova da ONC é destinada para os estudantes do Ensino Fundamental II (6º, 7º, 8º ou 9º ano); do Ensino Médio (1ª, 2ª ou 3ª série); e estudantes da 4ª série do Ensino Técnico, e da Escola municipal Athayr 80 alunos do Ensino Fundamental II se inscreveram para o processo. Os medalhistas classificados foram Arthur Francisco de Souza Carniello, Medalhista de prata, do 7° ano A; e Vitor Moreto Francisco, do 7° ano D, com Menção honrosa.

De acordo com a Professora Priscila Barata, um dos objetivos da ONC é despertar e estimular o interesse pelo estudo das ciências naturais, proporcionando desafios aos estudantes visando o aprimoramento de suas formações.

A prova foi composta por duas fases, e realizada de maneira on-line. A primeira etapa foi de questões de múltipla-escolha, realizada em três dias diferentes para cada série (18/08 a 20/08/2022). E a segunda foi de questões dissertativas, realizada nos dias 09/09 e 10/09.

Astronomia, Biologia, Física, História e Química, são temas abordados na prova, trabalhando os alunos de maneira interdisciplinar.

A ONC (Olimpíada Nacional de Ciências) é um evento técnico/ científico, organizado pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), realizada anualmente, promovida pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e constitui um programa com quatro Sociedades Científicas: a Sociedade Brasileira de Física (SBF), a Associação Brasileira de Química (ABQ), o Instituto Butantan (IB) e a Sociedade Astronômica Brasileira (SAB).