Início Notícias Gestão e Planejamento Tecnologia LED traz mais luz e segurança para vias públicas de Urupês

Tecnologia LED traz mais luz e segurança para vias públicas de Urupês

Cerca de 65% da cidade já recebeu nova iluminação

Funcionários da Prefeitura realizam substituição de lâmpadas pela nova tecnologia LED. Foto: Luís Fernando da Silva / Prefeitura de Urupês

Por Luís Fernando da Silva - Divisão de Comunicação

Publicado em 24/08/2022 10h34 - Atualizado em 24/08/2022 10h41

Resumo da notícia:

• Além de proporcionar melhor iluminação, tecnologia LED consome até 70% menos energia
  • Estimativa é que toda a cidade receba a nova tecnologia até o fim de 2023
  • Solicitações de trocas de lâmpadas queimadas podem ser realizadas pelo telefone (17) 3552-1145

Quem anda à noite pelas ruas de Urupês tem percebido mudanças significativas na qualidade da iluminação pública de uns anos para cá.

As antigas lâmpadas de vapor de sódio, que produzem a característica luz amarelada, estão sendo gradualmente substituídas por lâmpadas de LED, tecnologia mais avançada, que permite melhor eficiência energética, com maior luminosidade e menor consumo de energia.

A substituição teve início em 2019, mas foi reforçada nos anos de 2021 e 2022. Segundo informações sintetizadas pelo setor de compras da Prefeitura, cerca de 1.330 lâmpadas dessa nova tecnologia já foram instaladas em uma área que abrange cerca de 65% do município.

Além disso de melhorar a iluminação, a nova tecnologia diminui os gastos públicos. Isso porque, as lâmpadas da nova tecnologia têm consumo até 70% menor se comparado às lâmpadas de vapor metálico ou de sódio, para produzir a mesma quantidade de luz. Na prática, uma luminária LED de 30 watts pode substituir uma de vapor de sódio de 100 watts.

Outra área beneficiada é a da segurança pública. Além de auxiliar na trafegabilidade de pedestres e veículos, vias mais bem iluminadas diminuem a incidência de delitos, como assaltos e roubos.

O setor que realiza a substituição de lâmpadas da iluminação pública prevê que, até o fim de 2023, todo o município já tenha sido abrangido pela nova tecnologia.

Devido ao cronograma definido de modernização, os munícipes que moram em áreas onde esta substituição ainda não ocorreu não podem optar ou solicitar especificamente a troca pela nova tecnologia. Ela deve chegar a toda a cidade, mas gradualmente.

Contudo, qualquer pessoa pode solicitar a substituição de lâmpadas queimadas por outras em correto funcionamento. Basta entrar em contato com a garagem municipal pelo telefone (17) 3552-1145. Segundo o setor responsável, solicitações de trocas de lâmpadas queimadas acontecem em até 24 horas, embora atrasos possam ocorrer.

Nesta notícia: iluminação pública