Início Notícias Saúde Donos de cães e gatos podem vacinar seus animais contra raiva gratuitamente em Urupês

Cachorro é vacinado contra raiva. Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Por Luís Fernando da Silva - Departamento de Comunicação

Publicado em 08/12/2021 16h43 - Atualizado em 08/12/2021 16h51

Com a mudança nas regras do Ministério da Saúde para vacinação de cães e gatos contra raiva, os donos que desejarem imunizar seus animais de estimação, em Urupês, devem realizar um cadastro prévio.

Este cadastro pode ser feito diretamente na sede do Controle de Endemias (Sucen), no cemitério novo, situado à rua Francisco Moreira da Silva, 326, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h; pelo telefone (17) 3552-1620, no mesmo horário; ou online, 24 horas por dia, pelo link, https://forms.gle/a8hXAAfASMLzsaBX9

Para que a imunização aconteça, é necessário possuir uma lista de espera de dez animais cadastrados, viabilizando a abertura de um frasco de vacinas sem que haja perda de doses. As pessoas que perderem a data agendada não serão priorizadas em reagendamentos.

“A vacinação contra raiva é importante para que os nossos animais de estimação tenham uma vida saudável e feliz com seus donos. Na Prefeitura, temos dedicado esforços para fazer com que a vacina chegue até o maior número de animais possível, mas, para isso, a população também deve fazer sua parte e procurar pela vacinação de seus bichinhos”, disse o prefeito Bica.

Mudanças na imunização

A imunização contra a raiva animal que, antes, era feita por meio de campanha – quando em pouco tempo se vacina uma grande quantidade de animais –, após decisões do Ministério da Saúde, passou a ser realizada na chamada “rotina”, ou seja, no dia a dia, conforme a demanda no cartão de vacinação do animal.

Os imunizantes são enviados pelo Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) de São Paulo em lotes de 100 doses por mês e são aplicados gratuitamente pela Prefeitura.

Sobre a doença

A raiva é uma doença que pode acometer mamíferos, inclusive seres humanos. É transmitida pelo contato da saliva de um animal infectado, geralmente por meio de arranhões e mordidas, com outro organismo. O vírus, após contato com a pele lesionada, entra no corpo e chega até o cérebro, causando inchaço ou inflamação. A raiva é uma doença altamente letal.

Por isso é importante não mexer com animais desconhecidos e, em caso de incidente com mordidas ou arranhões, é necessário lavar a área com água e sabão e procurar uma Unidade de Saúde para uma consulta, onde os profissionais indicarão a melhor maneira de tratar.