Início Notícias Saúde Saúde de Urupês reforça conscientização sobre câncer de próstata e solicita exames gratuitos de PSA

Saúde de Urupês reforça conscientização sobre câncer de próstata e solicita exames gratuitos de PSA

Cerca de 2 minutos de leitura

207 acessos

Na ESF do Boa Vista, a campanha juntou homens para saber mais sobre o novembro azul. Foto: divulgação.

Na ESF do Boa Vista, a campanha juntou homens para saber mais sobre o novembro azul. Foto: divulgação.

Por Luís Fernando da Silva - Departamento de Comunicação

Publicado em 19/11/2021 19h03 - Atualizado em 26/11/2021 12h32

Durante o mês de novembro, as Estratégias Saúde da Família de Urupês estão reforçando ações de conscientização sobre o câncer de próstata. Todas as unidades já promoveram rodas de conversas, com orientações sobre a doença e estão realizando, até o final do mês, a solicitação de exames gratuitos de PSA para quem desejar.

O exame de PSA é realizado por meio de uma amostra de sangue colhida e enviada ao laboratório para análise. Ele mede a variação do antígeno prostático específico, um dos principais indicadores do câncer de próstata.

Durante a campanha, o grande desafio ainda é quebrar o tabu, pois nem sempre é fácil dialogar sobre o assunto, o que ajuda a perpetuar preconceitos e aumenta as chances de cânceres de próstata serem identificados apenas em casos graves.

Em sua fase inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite). Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). É também o segundo com maior taxa de mortalidade, atrás apenas do câncer de pulmão.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), estima-se que, em 2020, tenham ocorrido mais de 65 mil novos casos de câncer de próstata. Foram quase 16 mil óbitos registrados em 2019.

Não perca nenhuma notícia 🔥

Inscreva-se gratuitamente e receba as notícias mais quentes da cidade diretamente em seu e-mail.

Notícias recomendadas

Pesquisar por assunto