Início Notícias Saúde Profissionais da Saúde recebem orientações sobre prevenção de pragas urbanas

Profissionais da Saúde recebem orientações sobre prevenção de pragas urbanas

Como orientar a população a se proteger de escorpiões

Palestra com o Biólogo Mateus G Basilio IEC de Urupês. Imagem Divulgação

Por Carina Costa - Departamento de Comunicação Social

Publicado em 11/01/2021 14h07 - Atualizado em 11/01/2021 14h24

A Prefeitura de Urupês, por meio da Vigilância Epidemiológica, está realizando palestras orientativas sobre pragas urbanas, para as equipes das ESF’s (Estratégias Saúde da Família).
Os profissionais da saúde do município estão recebendo informações sobre riscos, prevenção e cuidados a fim de orientarem a população quanto a pragas, mas principalmente sobre escorpiões.
O biólogo Mateus Gustavo Basilio, profissional de IEC (agente de informação, educação e comunicação do setor de endemias) de Urupês, explica que a maioria dos casos de surgimento de escorpiões nas residências deve-se ao aumento do nível das chuvas e da temperatura: “A maior ocorrência de escorpiões em nosso município vem da rede de esgoto, e com o aumento das chuvas, os escorpiões se refugiam nas residências e se proliferam, pois encontram um clima agradável dentro das casas, que é 25° a 30° graus.” Mateus Basilio, IEC do município.
Para conter a reprodução de escorpiões e outras pragas como baratas e aranhas, a Prefeitura irá realizar em breve o tratamento químico na rede de esgoto da cidade. É dever de toda a população também, manter os quintais e terrenos particulares limpos e roçados para evitar a proliferação dessas pragas.