Início Notícias Administração 7 por 4: Confira as notícias sobre Urupês dessa semana de 03/08 a 07/08

7 por 4: Confira as notícias sobre Urupês dessa semana de 03/08 a 07/08

Arte Divulgação Prefeitura Municipal de Urupês - Thomas Moutropoulos

Por Carina Costa - Departamento de Comunicação Social

Publicado em 07/08/2020 17h04

Nesta Edição
  • Alunos do município recebem kits de achocolatados da Matilat e doce da prefeitura
  • Participantes do Primeira Infância continuam recebendo materiais educativos em casa
  • Inauguração da Nova Creche Escola do Pestana será na próxima semana
  • COVID-19: mais duas mortes são confirmadas no município
A Secretaria de Desenvolvimento Social, por meio do CRAS, realizou durante esta semana, a entrega de almanaques informativos para as crianças do Programa Primeira Infância. O material foi adquirido para ser trabalhado em conjunto com a ação das visitadoras junto às famílias através de orientações via Whatsapp.
Os temas escolhidos para compor o almanaque foram: combate à violência sexual, higiene, acidentes na infância e outros. Todas as famílias com crianças e gestantes cadastradas no programa receberão o material para desenvolverem com seus filhos.
Agosto Lilás: mês de Conscientização
Este mês temos duas campanhas muito importantes em andamento.
A primeira é o Agosto Lilás: um mês de conscientização sobre a importância de acabar com o abuso e violência contra mulheres no âmbito doméstico e familiar.
Os profissionais do CREAS e do CRAS estão desenvolvendo vídeos explicativos para apoiar mulheres que passam por alguma violação a criarem forças para realizar a denúncia.
A Lei Maria da Penha considera o crime de violência doméstica e familiar contra a mulher “qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial”. Em Urupês, a quantidade de mulheres que denunciam o abuso ainda é muito baixa, embora sabe-se que a quantidade de casos de violência é grande. O motivo essa falta de denúncias na maioria das vezes é o medo.
Denúncias podem ser feitas à Central de Atendimento à Mulher por meio do Disque 180 (um serviço gratuito e confidencial), 24h por dia. Outro canal de denúncia segura é o CREAS de Urupês pelo telefone (17) 3552-2138.
Neste mês também acontece a campanha Agosto Dourado: símbolo na promoção do aleitamento materno, no Brasil e no mundo. A equipe de profissionais do CRAS sempre orienta as mães sobre o tema, só que este momento as orientações acontecem via telefone e whatsapp. Além disto, a equipe está criando um vídeo que Este mês temos duas campanhas muito importantes em andamento.
Neste mês também acontece a campanha Agosto Dourado: símbolo na promoção do aleitamento materno, no Brasil e no mundo. A equipe de profissionais do CRAS sempre orienta as mães sobre o tema, só que este momento as orientações acontecem via telefone e whatsapp. Além disto, a equipe está criando um vídeo que explica a importância do Aleitamento Materno, e os benefícios que ele traz para a saúde do bebê. Você confere mais informações nas nossas redes sociais.
COVID-19 Sexta e Sétima Morte pela doença no Município
O Sistema de Saúde de Urupês registrou dois óbitos por COVID-19, nesta quinta-feira (6 de agosto), dia em que o município passou a contar com sete vítimas fatais da doença ao todo.
O sexto paciente a falecer por conta da doença é um homem de 76 anos, que estava internado no Hospital São Domingos em Catanduva/SP. Ele recebeu todo o tratamento na rede particular de saúde, por meio de convênio médico.
Por volta das oito e meia da noite, o sétimo óbito foi confirmado: uma mulher de 75 anos, que possuía diabetes e hipertensão. Ela apresentou sintomas de febre, dores no corpo dentre outros sintomas.
A vítima havia recebido resultado positivo para COVID-19 no dia 1º/08 (sábado). Neste mesmo dia, ela foi encaminhada para o Hospital Emílio Carlos em Catanduva/SP, onde permaneceu internada à noite, quando veio a óbito.
Inauguração da Nova Creche Escola
Na próxima quinta-feira, dia 13 de agosto será inaugurada a nova Creche Escola do Pestana, a EMEI “Prefeito José Roberto Perosa Ravagnani - Zé Ito”. Ela vai atender cerca de 150 crianças de 0 a 5 anos, em um espaço preparado para garantir um desenvolvimento de qualidade na primeira infância.
A unidade presta uma homenagem ao Zé Ito, prefeito de Urupês que deixou um legado na história da cidade.
A cerimônia de Inauguração será a partir das 17h e você poderá acompanhar através de uma live que a Prefeitura irá apresentar através do nosso facebook, youtube e instagram.
Doações de Sangue no Sábado Facebook
Sábado, dia 08 de Agosto vai acontecer a doação de sangue e cadastro de doadores de medula óssea. E a Associação de Doadores de Sangue Vida Nova convida toda a população de Urupês para participar. É a oportunidade de você salvar muitas vidas! As doações vão acontecer somente no sábado, dia 08 de agosto das 07h às 10h30, na escola na Escola Thereza Yalenti Perosa, ao lado da prefeitura, é Importante levar documento oficial com foto. Doe Sangue, Doe vida!
Alunos do município recebem kits de achocolatados da Matilat
A Matilat doou ao município achocolatados de 200 ml para serem doados às crianças do ensino municipal.
A Secretaria de Desenvolvimento Social, em parceria com a Secretaria de Educação, entregou kits de achocolatados de 200ml para crianças cadastradas para retirarem o Kit de Alimentação Escolar. Os produtos foram doados pela Matilat ao Município nesta semana.
Além dos achocolatados as famílias receberam doces de banana caseiros, que foram produzidos pelas profissionais da cozinha piloto. A entrega aconteceu na quarta (05/08) e quinta-feira (06/08), no Centro de Convivência do Idoso de Urupês, das 08h às 17h, sem intervalo.
Ao todo foram entregues mais de 3 mil achocolatados e aproximadamente 1.000 potes de doces de banana.