Início Notícias Crianças e Adolescentes Todos contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Todos contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Publicado em 23/05/2017 00h00

A semana do dia 18 de maio foi repleta de atividades promovidas pela Prefeitura de Urupês na intenção de conscientizar a população sobre os perigos do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. As realizações fazem parte da campanha “Faça Bonito”, realizada em todo o Brasil.
Dentre as ações desempenhadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social no âmbito da campanha, estiveram as palestras e teatros, realizadas nas escolas do município, e uma ampla abordagem nos encontros dos grupos de convivência e fortalecimento de vínculos do CRAS e CREAS.
A mensagem também foi levada à população em geral, através do trato do tema em programas da rádio municipal e dos pedágios sociais, distribuindo panfletos e saquinhos de lixo para automóveis nos bairros e centro de Urupês.
“Nossa ideia, neste ano, foi alcançar o maior número de pessoas e conscientizá-las que existem esses casos, os telefones para denunciar, a questão do sigilo (da denúncia) e a importância de protegermos nossas crianças e adolescentes”, disse a coordenadora do CREAS, Juliana Zocante.
O trabalho também foi desempenhado junto às crianças do ensino fundamental através de teatros e atividades com as crianças do projeto Criança Feliz. Mesmo em tenra idade, é de extrema valia a abordagem do assunto junto a eles, na visão dos membros da Secretaria.
“Hoje sabemos que maioria dos casos de abuso vem de dentro de casa e de pessoas conhecidas. É importante a criança reconhecer desde cedo quando uma atitude é carinho e quando ela deixa de ser carinho para se tornar algo mais invasivo”, disse Amanda Moutropoulos, psicóloga do Serviço de Fortalecimento de Vínculos do CRAS.
Para o Secretário de Desenvolvimento Social, Alison Paulo da Silva, é um engano pensar que Urupês não sofre com casos de violência sexual de crianças e adolescentes. Segundo ele, o município apresenta índices altíssimos de violação dos direitos de Crianças e Adolescentes e os casos de abuso e exploração sexual desse grupo é realidade recorrente no município, ainda que, eticamente, não seja divulgado.
Em caso de suspeita de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes a denúncia pode ser feita no CREAS de Urupês ou através do telefone (17) 3552-2138.
Trabalho desempenhado com as crianças do projeto Criança Feliz