Início Notícias Administração 7 por 4: Confira as notícias sobre Urupês dessa semana de 26/06 a 03/07

7 por 4: Confira as notícias sobre Urupês dessa semana de 26/06 a 03/07

Por Luís Fernando da Silva - Departamento de Comunicação Social

Publicado em 03/07/2020 17h39

Nesta edição
  • Prefeitura conquista mais 50 casas populares para famílias de Urupês;
  • Pela primeira vez na história, município terá 100% de esgoto tratado com construção de Estação de Tratamento no distrito de São João;
  • Urupês é premiada no Programa Prefeito Amigo da Criança da Fundação Abrinq;
  • Município registra primeiro óbito por COVID-19.
50 casas populares para a prefeitura
O Prefeito Bica assinou, no último sábado, um convênio com a CDHU para a construção de 50 novas casas populares no município. A assinatura aconteceu, no Palácio dos Bandeirantes, em audiência com o Secretário de Habitação, Flavio Amary, e do presidente e de diretores da CDHU.
O Programa Nossa Casa-CDHU tem o intuito de atender a demanda habitacional na cidade e proporcionar moradia digna para até 50 famílias. Ele funciona na modalidade de financiamento a preços sociais, ou seja, bem abaixo da média do mercado. O programa também pode dar descontos de até R$ 40 mil para famílias com renda de até três salários mínimos.
Com isso, a Prefeitura de Urupês doará os lotes dos terrenos à CDHU, que, por sua vez, realizará o planejamento e credenciamento das empresas que realizarão a obra. A construção será financiada pela Caixa Econômica Federal.
Há vários meses, Bica vinha mantendo contato com a Companhia, solicitando as casas para a cidade e, agora, Urupês e outros 59 municípios foram contemplados com o convênio. Em conferência virtual, o Secretário da Habitação disse que apenas conseguiu liberar agora o programa, devido às mudanças de financiamento. Segundo ele “foi uma determinação para estruturar uma maneira diferente da construção das casas”.
Urupês recebe prêmio Prefeito Amigo da Criança
Nós temos uma grande satisfação em informar que Urupês foi premiado pela Fundação Abrinq no programa “Prefeito Amigo da Criança”. Nós concorremos com 2345 municípios e ficamos entre os 125 vencedores do país. No estado de São Paulo, 15 municípios serão premiados, e apenas Urupês, São José do Rio Preto e Olímpia foram contemplados na região.
A Abrinq avaliou os serviços públicos que garantem os direitos de crianças e adolescentes, que na prática significa melhorar as condições de vida dessas pessoas. E os serviços prestados pela prefeitura durante esta gestão (2017-2020) do Prefeito Bica recebeu destaque pelo aumento de 11,7% na taxa de matrículas na Educação Infantil (etapa creche). passando de 38,7%, em 2016, para 50,4%, em 2019.
Pela primeira vez na história, Urupês terá 100% de esgoto tratado
A partir de agora, Urupês vai entrar para a lista dos municípios que tratam 100% do esgoto gerado na cidade. Isso porque, dentro de poucos dias, o município dará início às obras da Estação Compacta de Tratamento de Esgoto no distrito de São João de Itaguaçu. Na manhã da última terça-feira (30), o prefeito Bica e a equipe técnica responsável pelo projeto estiveram em reunião com o engenheiro da empresa responsável que já está autorizada para iniciar as obras.
Há mais de 80 anos, o esgoto coletado no distrito não possuía tratamento adequado, sendo despejado integralmente no Córrego São João. Por isso, além de regularizar a questão do tratamento, o projeto trará inúmeros benefícios ambientais, como a despoluição do córrego e a recuperação do ecossistema fluvial. De acordo com dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, apenas 46% do volume de esgoto gerado no país é tratado. Agora, em Urupês, 100% do nosso esgoto será tratado, o que coloca o município à frente de outras cidades de grande e pequeno porte em todo o Brasil.
Urupês registra primeiro óbito por COVID-19
Urupês registrou a primeira morte por COVID-19 na madrugada desta quinta-feira (2). Trata-se de um homem de 80 anos que, apesar da idade avançada, não possuía nenhuma comorbidade e nenhuma outra doença que pudesse agravar o quadro respiratório.
De acordo com a Secretaria de Saúde, ele morava sozinho, mas recebia visitas frequentes de familiares. Estas pessoas também foram isoladas e colocadas em monitoramento como medida de segurança.
Ele estava hospitalizado desde o último sábado (27/06), no Hospital Emílio Carlos em Catanduva, onde foi encaminhado com quadro de pneumonia. Por enquanto, essas foram as informações liberadas pelo hospital.
Novo Grupo do WhatsApp da Prefeitura de Urupês
Nesta semana, a Prefeitura lançou um novo meio de comunicação, para que as notícias do COVID-19 em Urupês, cheguem com mais facilidade à população. Já estão disponíveis os novos Grupos do WhatsApp da Prefeitura de Urupês. Lá, enviaremos frequentemente atualizações sobre o Coronavírus na cidade, os boletins diários e as ações que a Prefeitura têm feito para o combate do vírus. Você pode entrar no grupo acessando o link na descrição deste vídeo.