Início Notícias Administração 7 por 4: Confira os destaques desta semana- 5 Edição - 01/06 a 05/06

7 por 4: Confira os destaques desta semana- 5 Edição - 01/06 a 05/06

Confira todas as informações dessa semana em quatro minutos

Arte Divulgação Prefeitura Municipal de Urupês - Thomas Moutropoulos

Por Carina Costa - Departamento de Comunicação Social

Publicado em 05/06/2020 16h07

REPASSE DA VERBA AO LAR SÃO VICENTE DE PAULO / TESTES DE COVID NOS MORADORES DO LAR SÃO VICENTE DE PAULO
Urupês está recebendo 177 mil reais para investir em ações de prevenção ao COVID-19. O dinheiro vem por meio de uma parceria entre o Ministério da Cidadania e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Desse total, 62,4 mil reais serão destinados exclusivamente ao Lar São Vicente de Paulo, podendo ser utilizados para a compra de materiais ou serviços, garantindo, assim, melhor qualidade de atendimento às pessoas que vivem no local.
O restante dos recursos deverá ser investido na aquisição de Equipamentos de Proteção Individual para os profissionais da Assistência Social e também em alimentos para pessoas idosas e com deficiências, participantes no Serviço de Acolhimento Institucional.
Atualmente, a Prefeitura já mantém uma parceria com o Lar São Vicente de Paulo, e repassa R$ 165 mil por ano para atendimento social a idosos do município.
Outras ações têm sido realizadas em prol do Lar de Urupês. Na tarde desta terça-feira, a Secretaria de Saúde realizou testes rápidos de COVID-19 em todos os moradores do local. O procedimento durou cerca de duas horas e todos os pacientes testaram negativo para o vírus. A ação é preventiva e segue protocolos do Ministério da Saúde. Hoje, o Lar atende 22 pessoas
CASO CURADO DO CORONAVÍRUS
É com muita alegria que comunicamos que o paciente que estava em quarentena por conta do COVID-19 já está curado.
Na última quinta-feira, dia 4, o paciente recebeu uma visita da equipe que acompanhou o caso durante a quarentena.
Mesmo estando em casas separadas, os membros da família do paciente também passaram pelo teste rápido que deu negativo para o vírus, e todos já estão liberados da quarentena.
Gostaríamos de lembrar que pacientes curados de coronavírus não representam perigo de contágio para outras pessoas, portanto pedimos a toda a população que acolham esta família de volta ao convívio em sociedade.
CAMPANHA DO AGASALHO
Este ano, a Campanha do Agasalho vai ser diferente. Para evitar aglomerações, o Fundo Social de Solidariedade vai separar e distribuir roupas nas casas dos moradores que necessitarem de doações. Nesta quarta e quinta-feira, equipes da Assistência Social fizeram o cadastro das famílias interessadas, em pontos de inscrição, espalhadas pelos diversos bairros de Urupês e em São João de Itaguaçu. As roupas já estão sendo separadas para doações, e a entrega está prevista para a próxima semana.
SEMANA DO MEIO AMBIENTE – ÁGUA E DENGUE
Hoje, comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente. E a gente aproveita para te lembrar dos cuidados com a dengue. Conversamos o profissional IEC de Urupês Mateus Basílio, que dá algumas dicas de como ajudar na prevenção.
Falando ainda de Meio Ambiente eu estive essa semana no laboratório municipal para acompanhar a análise e o tratamento de água do município.
Você sabe como é feito o processo químico para que a água que você recebe aí na torneira da sua casa chegue limpa e seja boa para consumo? O Cláudio é o responsável pelas coletas de água a Química Juliana realiza as análises das amostras, este trabalho é necessário para constar se a água está dentro do padrão para consumo.
Eu falei com a Química Juliana que explicou um pouco como funciona a rotina dela e do Cláudio durante o trabalho.
ENTREVISTA COM O SECRETÁRIO DE FINANÇAS - SOBRE VERBAS PÚBLICAS
Pra terminar, nós temos um dica superlegal de vídeo. Você sabia que, no ano passado, entraram mais de 50 milhões de reais nos cofres públicos de Urupês? Mas a prefeitura não pode gastar todo esse dinheiro como bem entender. Quer saber mais sobre como o município tem que investir a verba em saúde, educação, infraestrutura e outros setores? Nós entrevistamos o Secretário de Finanças e Orçamentos do Município, Juarez Ferracioli, que contou pra gente tudo isso de maneira bem simples. Veja a entrevista na íntegra na descrição deste vídeo.