Início Notícias Administração 7 por 4: Confira as notícias sobre Urupês dessa semana de 25/05 a 29/05

7 por 4: Confira as notícias sobre Urupês dessa semana de 25/05 a 29/05

Confira todas as informações dessa semana em quatro minutos

Capa da quarta edição do programa 7 por 4, de 29 de Maio de 2020.

Por Carina Costa - Departamento de Comunicação Social

Publicado em 29/05/2020 16h57 - Atualizado em 29/05/2020 17h23

NOVA ALA DO HOSPITAL SÃO LOURENÇO - COVID-19
Já está em funcionamento a Ala de Síndrome Respiratória no Hospital São Lourenço de Urupês. Ela atende pessoas com sintomas de síndrome gripal e está pronta para receber possíveis pacientes de COVID-19.
O espaço implantado pela Prefeitura é uma divisão de isolamento no prédio do hospital que conta com 10 quartos, respirador mecânico, aparelhos de suporte respiratório (BiPAP), ares-comprimidos e ares-condicionados. Com a reforma, a ala ganhou também um acesso reservado pelos fundos do hospital, eliminando a possibilidade de contato de seus pacientes com internos de outros quartos.
Neste primeiro momento, o funcionamento do Ala será de segunda a sexta-feira, das 7 da manhã às 19 horas. Os atendimentos fora desse horário devem se direcionar ao pronto-socorro do município.
ENTREGA DOS KITS ALIMENTAÇÃO
Na última quarta-feira (27), a Prefeitura entregou o Kit Alimentação Escolar para os alunos da rede municipal de ensino. A Secretaria da Educação convocou os pais e responsáveis para se cadastrarem; todos os interessados foram atendidos. O kit contém alimentos selecionados pela nutricionista da prefeitura e, além dos alimentos básicos como arroz e feijão, as famílias receberam leite, e o kit verde com verduras e legumes. A entrega foi realizada nas escolas onde os alunos estão matriculados e 90% das famílias compareceram para a retirada. A Prefeitura lembra às pessoas que ainda não retiraram o kit seco ou o leite, para virem retirar no paço municipal até a próxima segunda-feira dia primeiro de junho.
ATENDIMENTO DE PEDIATRIA E GINECOLOGIA NAS ESFs
A Saúde vem ampliando o acesso a atendimento médico de qualidade no município. Agora as consultas com ginecologista e pediatra, que antes eram realizados apenas na Unidade de Saúde do Centro, estão sendo oferecidas também nas Estratégias Saúde da Família dos bairros.
Quem precisar do atendimento dessas especialidades pode procurar a ESF mais próxima de sua residência, portando seu Cartão SUS, RG e CPF, para agendar, ou ainda, agendar via telefone ou WhatsApp (cujos números podem ser conferidos nas redes sociais da Prefeitura.
Todas os ESFs da cidade também possuem atendimento clínico todos os dias, das 7h às 19h. Vale lembrar que, por conta da pandemia, neste momento, não estão sendo agendadas consultas de rotina.
INÍCIO DAS OBRAS NA PRAÇA - BANHEIRO E LANCHONETE
Na última terça-feira (26), começaram as obras para a construção de um novo banheiro e lanchonetes na praça Comendador Chafik Saab – a praça central de Urupês. O novo espaço está localizado em frente à rua Oswaldo Ramalho.
A previsão de investimento é de cerca de trezentos mil reais. A verba foi solicitada no final do ano passado para o Governo do Estado e foi liberada este ano com exclusividade para os fins da obra e recebe contrapartida do Município. O prazo para conclusão das obras é de quatro meses, se não houver nenhum imprevisto.
NOTA: CANCELAMENTO DE EVENTOS PELA PANDEMIA
A Prefeitura cancelou alguns eventos por conta da pandemia do coronavírus. De acordo com o decreto estadual que proíbe a realização de eventos públicos. A Festa das Nações e a Festa Junina dos Bairros também foram afetados. A lista completa de eventos cancelados você confere no site da prefeitura.
SAÚDE RECEBE TESTES DE COVID-19
A Secretaria de Saúde de Urupês recebeu uma remessa de testes rápidos de COVID-19 para pacientes pertencentes a grupos prioritários.
O Ministério da Saúde determinou a aplicação apenas em pessoas que estejam com os sintomas gripais há pelo menos 8 dias. Os critérios específicos para a aplicação do teste são formalizados pela Secretaria da Saúde, que segue protocolos do Ministério. Você pode conferir se faz parte dos grupos prioritários na matéria completa em nossa página em http://www.urupes.sp.gov.br/