Início Notícias Assistência Social ID Jovem: mais acesso à cultura, esporte e locomoção

ID Jovem: mais acesso à cultura, esporte e locomoção

Publicado em 13/01/2017 00h00

A Prefeitura Municipal, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e o Ministério de Desenvolvimento Social Agrário, lança o ID JOVEM.
Criada pelo Decreto 8.537/2015, a Identidade Jovem, ou ID Jovem, é o documento que comprova a condição de jovem de baixa renda para acesso aos benefícios da meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos, e da reserva de vagas nos veículos do sistema de transporte coletivo interestadual. Para facilitar essa comprovação, quem é beneficiário poderá emitir o cartão ID Jovem a partir do segundo semestre de 2016 pelo site ou pelo aplicativo para smartphones (APP) do Programa.
O ID Jovem é destinado às pessoas com idade entre 15 e 29 anos de família com renda mensal até dois salários mínimos. Além disso, o jovem também tem de estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e suas informações devem estar atualizadas há pelo menos 24 meses.
Dessa forma, é importante ressaltar que basta o jovem se enquadrar em um ou mais dos critérios abaixo para não ser incluído ou ser excluído da condição de beneficiário do Programa:
1. Ultrapassar a renda familiar de até dois salários mínimos;
2. Não possuir cadastro ou deixar de estar cadastrado no Cadastro Único;
3. Estar com as informações desatualizadas no Cadastro Único há mais de 24 meses;
4. Não estar compreendido na faixa etária dos beneficiários do Estatuto da Juventude, que é de 15 a 29 anos de idade.
Para solicitar o ID JOVEM deve-se procurar o CRAS – Centro de Referência de Assistência Social ou pelo telefone 3552-1144.