Início Notícias Administração Ranking da Folha posiciona Urupês entre os 3% mais eficientes do Brasil

Ranking da Folha posiciona Urupês entre os 3% mais eficientes do Brasil

Índice avalia performance em educação, saúde e saneamento em relação aos recursos per capita das cidades.

Imagem aérea do município de Urupês. Foto: Luís Fernando da Silva / Prefeitura Municipal de Urupês.

Por Luís Fernando da Silva - Divisão de Comunicação

Publicado em 07/10/2024 00h00

Urupês está entre os municípios mais eficientes do Brasil, segundo o Ranking de Eficiência dos Municípios (REM-F) da Folha de S.Paulo. A cidade ocupa a 162ª posição entre as 5.276 avaliadas no país, ficando entre os 3% melhores.

O índice, que mede a capacidade das cidades de entregar serviços essenciais como educação, saúde e saneamento com menos recursos, atribuiu a Urupês uma pontuação de 0,632, acima da média nacional de 0,525.

Na comparação regional, Urupês ficou em 9º lugar entre os 104 municípios da mesorregião de São José do Rio Preto, sendo classificado como um município “eficiente” na utilização de recursos públicos para prover serviços básicos.

Como a análise é feita

O ranking é construído com base em quatro categorias principais: educação, saúde, saneamento e finanças. Os dados são obtidos de fontes oficiais e o cálculo é feito com base em um quociente entre a média ponderada das categorias e a receita per capita do município.

A educação e saúde recebem um peso maior por serem despesas vinculadas às receitas, com obrigações constitucionais de investimento mínimo.

Análise ponto a ponto

Na área de educação, Urupês obteve um índice de 0,753, ocupando a 1.175ª posição no ranking específico. Dados revelam que 99,34% das crianças de 4 e 5 anos estão matriculadas, enquanto 50,47% das crianças de 0 a 3 anos frequentam creches.

No setor de saúde, Urupês obteve um índice de 0,566, garantindo a 510ª posição nacional. Todos os domicílios contam com cobertura da atenção básica, e a cidade registra 1,71 médicos por mil habitantes.

O maior destaque de Urupês foi na área de saneamento, com um índice de 0,944 (314º lugar no Brasil), com 94% de atendimento de água, 93% de cobertura de esgoto e 96% de coleta de lixo.

Em termos de receita, Urupês teve um índice de 0,133, ocupando a 2.142ª posição. A receita per capita do município em 2022 foi de R$ 6.045. 80% dos recursos foram oriundos de transferências.

O ranking completo pode ser acesso pelo link https://www1.folha.uol.com.br/remf/