Início Notícias Saúde Vacinação contra dengue para jovens de 10 a 14 anos tem início em Urupês

Vacinação contra dengue para jovens de 10 a 14 anos tem início em Urupês

Foram aplicadas cerca de 25% do total de doses em apenas quatro horas de campanha

Adolescente é vacinado contra dengue em Urupês. Foto: Luís Fernando da Silva / Prefeitura Municipal de Urupês.

Por Luís Fernando da Silva - Divisão de Comunicação

Publicado em 10/05/2024 14h08

Teve início, nesta sexta-feira (10), em Urupês, a vacinação de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos contra a dengue. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, somente nas quatro primeiras horas, já haviam sido aplicadas cerca de 25% das 186 doses destinadas ao município.

Os interessados em receber a vacina devem se dirigir à Unidade Básica de Saúde do Centro, acompanhados de um responsável legal, até às 16h de hoje. A campanha pode se estender para a próxima semana se houver doses remanescentes, funcionando no mesmo horário, das 7h às 16h, até que se esgotem os estoques.

A escolha de imunizar inicialmente crianças e adolescentes de 10 a 14 anos contra a dengue baseia-se em estudos que indicam uma maior eficácia e segurança da vacina para esse grupo etário, principalmente devido à exposição prévia ao vírus, comum nesta faixa de idade. Segundo o IBGE, em Urupês, este público-alvo é composto por774pessoas.

É fundamental que a população continue a combater o mosquito transmissor da dengue. Medidas preventivas incluem cobrir vasos sanitários e caixas d’água, além de evitar água parada em vasos de plantas e recipientes de animais domésticos, sendo recomendado trocar a água desses locais diariamente.

Nesta notícia: vacinação dengue