Início Notícias Saúde Saúde de Urupês oferece ventosaterapia pelo SUS para aliviar dores crônicas

Saúde de Urupês oferece ventosaterapia pelo SUS para aliviar dores crônicas

Cerca de 2 minutos de leitura

36 acessos

Imagem divulgação de atendimento de Ventosaterapia em Urupês -

Imagem divulgação de atendimento de Ventosaterapia em Urupês -

Por Carina Costa - Divisão de Comunicação

Publicado em 22/02/2024 10h52

Para aliviar dores musculares e articulares, enxaquecas, dores nas costas entre outras, que são causadas algumas vezes por doenças reumáticas, o Departamento de Saúde de Urupês oferece, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), alguns tratamentos alternativos, como a ventosaterapia.

A técnica, conduzida pela acupunturista Kátia da Conceição, que atua há mais de cinco anos em Urupês, tem se mostrado uma aliada importante para quem busca alívio de dores e tensões musculares, além de melhorar a circulação sanguínea.

“A ventosaterapia utiliza copos que produzem sucção na pele, estimulando assim a circulação e promovendo a sensação de relaxamento”, explicou Kátia.

A profissional explica ainda que, além da ventosaterapia, outras terapias complementares como auriculoterapia, sangria e acupuntura são oferecidas aos pacientes conforme a necessidade de cada um.

De acordo com a diretora de Saúde, Cristina Camargo, essas técnicas alternativas, aliadas a outros tipos de tratamentos, proporcionam um leque maior de opções para melhorar a qualidade de vida dos pacientes, abrangendo aspectos físicos, mentais e emocionais.

Para ter acesso a esses tratamentos, os pacientes devem passar por uma consulta médica e, caso seja indicado, receber uma guia de encaminhamento. A regulação de saúde local encaminha diretamente para a Kátia, que realiza os atendimentos às segundas e terças-feiras, das 15h às 19h. No total, a profissional realiza cerca de 100 atendimentos por mês.

O objetivo do município com serviços como esses é oferecer bem-estar para a população, lembrando que as opções complementares e integrativas aos tratamentos convencionais ampliam as possibilidades de cura e alívio de dores. Destaca-se a importância dessas terapias para condições como a Fibromialgia, proporcionando uma abordagem mais eficaz para o manejo dessa doença crônica.

Não perca nenhuma notícia 🔥

Inscreva-se gratuitamente e receba as notícias mais quentes da cidade diretamente em seu e-mail.

Notícias recomendadas

Pesquisar por assunto