Início Notícias Saúde Departamento de Saúde de Urupês intensifica medidas contra dengue

Departamento de Saúde de Urupês intensifica medidas contra dengue

Medidas incluem conversas e dinâmicas nas escolas e coletas de resíduos que acumulam água

Criança participa de dinâmica para encontrar

Criança participa de dinâmica para encontrar "focos de dengue" pela escola. Foto: Thomas Volpato Moutropoulos / Prefeitura Municipal de Urupês

Por Luís Fernando da Silva - Divisão de Comunicação

Publicado em 20/02/2024 14h08

Diante do aumento dos casos de dengue na região, o Departamento de Saúde de Urupês está redobrando os esforços na prevenção da proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

Mateus Basílio, agente do Controle de Endemias de Urupês, iniciou uma série de atividades educativas nas escolas municipais, incluindo rodas de conversa, palestras e dinâmicas para alunos do primeiro ao nono ano. O objetivo é informar e capacitar os estudantes para agirem como agentes de mudança em suas próprias casas. As atividades são lúdicas e informativas, buscando através da diversão conscientizar as crianças sobre a importância da prevenção.

Para combater os focos de proliferação do mosquito, está programada para a primeira semana de março uma ampla operação de coleta de resíduos domiciliares que possam acumular água. Esta ação abrangerá todos os bairros da cidade, proporcionando aos moradores a oportunidade de descartar materiais inservíveis que possam servir como criadouros para mosquitos e pernilongos, como latas, baldes, pneus, eletrodomésticos e eletrônicos sem uso.

Desde janeiro, mais de 4.200 residências foram inspecionadas em Urupês, com orientações e ações efetivas de combate à dengue. Além disso, foi estabelecido um serviço de denúncia via WhatsApp (17) 99245-7224, para que os moradores possam reportar locais propícios à proliferação do mosquito.

Segundo a Vigilância Epidemiológica de Urupês, o município registra atualmente 13 casos notificados de dengue, sendo 7 confirmados e 6 descartados.

Confira mais fotos desta notícia:

Nesta notícia: dengue