Início Notícias Saúde Urupês conquista 2º lugar em ranking de atenção primária à saúde no Estado de São Paulo

Desempenho Exemplar: Indicadores de Saúde Mostram Avanços Significativos em Urupês

Foto: divulgação.

Por Luís Fernando da Silva - Divisão de Comunicação

Publicado em 03/10/2023 10h56

Em uma conquista histórica para a saúde pública da cidade, Urupês atingiu o segundo lugar no Ranking Previne Brasil, ficando entre os melhores municípios do Estado de São Paulo na atenção primária à saúde. Os dados, relativos ao segundo quadrimestre de 2023, revelam um desempenho exemplar em diversos indicadores:

• Nota 92 – I1: Proporção de gestantes com pelo menos 6 consultas pré-natal realizadas, sendo a primeira até a 12ª semana de gestação.
  • Nota 100 – I2: Proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV.
  • Nota 100 – I3: Proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado.
  • Nota 60 – I4: Cobertura de exame citopatológico.
  • Nota 95 – I5: Proporção de crianças de 1 ano de idade vacinadas contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B, e outras doenças.
  • Nota 76 – I6: Percentual de pessoas hipertensas com Pressão Arterial aferida em cada semestre.
  • Nota 59 – I7: Percentual de diabéticos com solicitação de hemoglobina.

O Índice de Saúde da Família (ISF) ficou no valor máximo (10,00) e o desempenho geral do município foi de 853 pontos.

O Ranking Previne Brasil é uma iniciativa do Ministério da Saúde que busca avaliar e incentivar os municípios brasileiros em aspectos de atenção primária à saúde. Isso inclui fatores como cobertura vacinal, acompanhamento de gestantes e controle de doenças crônicas.

“Atingir esta posição no ranking é uma conquista coletiva, que envolve o empenho dos profissionais de saúde, da gestão municipal e, claro, da população, que confia nos serviços que oferecemos,” disse o Prefeito Bica.

Para mais informações sobre o Ranking Previne Brasil, você pode acessar o https://site.esusfeedback.com.br/previne-brasil/lista

Nesta notícia: previne brasil