Início Notícias Saúde Ponto Estratégico de Soro Antiveneno Já está Salvando Vidas em Urupês e Região

Ponto Estratégico de Soro Antiveneno Já está Salvando Vidas em Urupês e Região

Casos de pacientes picados vem aumentando na região, e Urupês realiza atendimento porta aberta, acolhendo pacientes graves e moderados das cidades vizinhas

Cerca de 3 minutos de leitura

91 acessos

paciente sendo atendido em Urupês com o Dr Sérgio e o enfermeiro Leandro - Foto: Carina Costa

paciente sendo atendido em Urupês com o Dr Sérgio e o enfermeiro Leandro - Foto: Carina Costa

Por Carina Costa - Divisão de Comunicação

Publicado em 29/09/2023 17h02

Inaugurado no início de agosto deste ano, o Ponto Estratégico de Soro Antiveneno de Urupês Já tem salvado vidas, como evidenciado no recente caso do Sr. Antônio, morador de Irapuã, cidade vizinha a Urupês.
Na tarde desta sexta-feira (29), o Sr. Antônio, de 71 anos, foi vítima de uma picada de escorpião amarelo em um de seus dedos do pé direito. A dor intensa e imediata o levou a buscar atendimento de emergência no pronto atendimento de Irapuã. Pela gravidade da situação, os profissionais de saúde locais o transferiram prontamente para o Hospital São Lourenço de Urupês, onde está localizado o Ponto Estratégico de Soro Antiveneno.
O Dr. Sérgio, médico responsável pelo atendimento, descreveu o estado do paciente como de risco moderado no momento da chegada. “O paciente apresentava pressão alta e batimentos cardíacos oscilantes” explicou o Dr. Sérgio. Graças à rapidez da equipe médica e à disponibilidade do soro antiveneno, o Sr. Antônio foi estabilizado e está sob observação no hospital. Essa história confirma a importância do Ponto Estratégico no tratamento eficaz das picadas de escorpiões, especialmente durante o período de maior incidência desses incidentes, que ocorre nos meses de agosto e setembro.
Desde sua inauguração, o Ponto Estratégico tem registrado um aumento significativo no número de casos de picadas de escorpiões atendidos, passando de 7 de 01/07 a 31/07 para 17 casos até dia 19/09 na região. Vale ressaltar que, em muitos desses casos, os pacientes puderam receber tratamento sem a necessidade do soro antiveneno, demonstrando a eficácia da equipe médica em avaliar e tratar as picadas com precisão.
Vale lembrar a população de Urupês e região sobre manter-se atentos quanto tomar medidas preventivas, como inspecionar residências, quintais e calçados, especialmente durante esse período crítico de proliferação de escorpiões. Em caso de emergência, procurem imediatamente o Ponto Estratégico no pronto socorro do município.

Não perca nenhuma notícia 🔥

Inscreva-se gratuitamente e receba as notícias mais quentes da cidade diretamente em seu e-mail.

Notícias recomendadas

Pesquisar por assunto