Início Notícias Saúde Urupês se torna Ponto Estratégico de Urgência e Emergência para pacientes picados por escorpiões

O atendimento é porta aberta, ou seja, qualquer pessoa que necessitar, poderá ser atendida no ponto estratégico Antiveneno de Urupês

Prefeito Bica, Enfermeira Angélica e Enfermeira da GVE de Rio Preto Elenice Bruniera em vistoria - Foto: Carina Costa

Por Carina Costa - Divisão de Comunicação

Publicado em 02/08/2023 11h39 - Atualizado em 02/08/2023 16h04

O município recebeu uma notícia que traz alívio e segurança para a população e toda a região. Agora, o Hospital São Lourenço, será Ponto Estratégico de Soro Antiveneno, para casos de pacientes picados por escorpiões.

Nessa manhã, a agente Técnica de Assistência à Saúde da GVE 29 de São José do Rio Preto, Ana Paula Martins, e a Enfermeira Elenice Bruniera, visitaram o Hospital São Lourenço, onde será instalado o Ponto Estratégico de Soro Antiveneno.

Elas realizaram uma minuciosa vistoria no local para garantir que todas as condições e recursos necessários estejam prontos para o atendimento. A equipe de saúde de Urupês também estava presente acompanhando a ação, e a boa notícia é que, ainda esta semana, Urupês receberá o soro indicado como um dos tratamentos para envenenamento causado por picadas de escorpiões.

Com o atendimento em "Porta Aberta", o ponto estratégico estará disponível para receber qualquer paciente que seja picado por escorpiões, oferecendo um tratamento emergencial eficiente. Além de atender a população de Urupês, o município será referência de atendimento inicial para as cidades vizinhas, como Irapuã e Sales, oferecendo socorro rápido para qualquer pessoa que necessite de assistência devido a picadas desses aracnídeos.

O novo "Ponto Estratégico de Soro Antiveneno" em Urupês será capaz de realizar atendimentos mais graves e, se necessário, encaminhar pacientes para hospitais de referência em outras cidades. Contudo, para os casos não considerados graves, toda a assistência e tratamento serão realizados pela equipe de saúde local no Hospital São Lourenço.

Estavam presentes durante a vistoria os profissionais Dr. Angelo Sardela, Enfermeiro Leandro e Enfermeira Angélica que estão á frente da implantação do ponto estratégico no Hospital. também esteve presente a responsável pelo setor de transporte de ambulâncias do município, Zilda Alves, que coletou informações sobre os procedimentos a serem tomados no caso de envio de pacientes para os hospitais de referência fora de urupês.

A Diretora de Saúde Cristina Camargo recepcionou as representantes da GVE e informou que o objetivo do Departamento de Saúde é garantir um atendimento especializado e ágil em casos de picadas de escorpiões. " Todos os atendimentos têm protocolos a serem seguidos, preconizados pelo Ministério da Saúde", concluiu a Diretora.

O Prefeito Bica Greggio agradeceu ao Governo do Estado e ao Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) por fornecer ao município todo o suporte necessário e salientou que essa iniciativa representa um grande avanço para a cidade: “Essa conquista da saúde municipal trará mais tranquilidade para os cidadãos e fortalecerá a segurança e o cuidado com a saúde da população de Urupês e região”, finalizou o Prefeito.