Início Notícias Saúde Saúde de Urupês realiza teste do Pezinho pelo SUS e pode identificar de maneira precoce seis tipos de doenças em recém-nascidos

Saúde de Urupês realiza teste do Pezinho pelo SUS e pode identificar de maneira precoce seis tipos de doenças em recém-nascidos

Cerca de 2 minutos de leitura

43 acessos

Enfermeira  realizando teste do pezinho em paciente - Foto: Imagem Divulgação

Enfermeira realizando teste do pezinho em paciente - Foto: Imagem Divulgação

Por Carina Costa - Divisão de Comunicação

Publicado em 31/05/2023 15h04 - Atualizado em 05/06/2023 15h27

O Departamento de Saúde de Urupês, em parceria com o Sistema Único de Saúde (SUS), realiza o Teste do Pezinho, um exame essencial para detectar precocemente seis doenças em recém-nascidos. Nesta segunda-feira, dia 29 de maio, duas bebês, Anaiza Pontes de Souza e Alanna Vitória Pereira, realizaram o teste na Unidade do Centro, em Urupês, após terem nascido no Hospital Padre Albino em Catanduva.

O Teste do Pezinho é coletado de segunda a quinta-feira, preferencialmente do 3º ao 5º dia de vida do bebê, e deve ser realizado na parte da manhã. Após a coleta, as amostras são processadas em São Paulo pelo Instituto Jô Clemente, responsável pela análise dos resultados.

O exame tem como objetivo identificar precocemente seis doenças, sendo elas:

Fenilcetonúria: Diagnóstico e tratamento precoces evitam problemas mentais.

Hipotireoidismo Congênito: Diagnóstico e tratamento precoces previnem problemas mentais.

Doença Falciforme: Com diagnóstico precoce e cuidados médicos, é possível levar uma vida normal mesmo com essa condição.

Fibrose Cística: É uma doença genética que causa problemas respiratórios e no pâncreas. O diagnóstico precoce é muito importante, pois a doença pode ser grave.

Hiperplasia adrenal congênita (HAC): Com diagnóstico precoce e tratamento adequado, é possível ter um crescimento e desenvolvimento normal.

Deficiência de biotinidase: É um problema metabólico com sintomas neurológicos e de pele.

Para realizar o teste basta a mãe ou responsável pelo recém nascido ir até ao Posto de Saúde do centro de Urupês com o pedido médico, entregue com a alta hospitalar e realizar o exame de segunda à quinta, na parte da manhã.

Não perca nenhuma notícia 🔥

Inscreva-se gratuitamente e receba as notícias mais quentes da cidade diretamente em seu e-mail.

Notícias recomendadas

Pesquisar por assunto