Início Notícias Educação Transformando a Educação: Alunos de Urupês usam a tecnologia das telas durante as aulas

Transformando a Educação: Alunos de Urupês usam a tecnologia das telas durante as aulas

Escolas passam a utilizar tablets em sala de aula, para ampliar as possibilidades de estudo das crianças

Cerca de 4 minutos de leitura

171 acessos

Alunos do Sétimo Ano D da Escola Athayr da Silva Rosa em aula utilizando Tablets - Foto: Carina Costa

Alunos do Sétimo Ano D da Escola Athayr da Silva Rosa em aula utilizando Tablets - Foto: Carina Costa

Por Carina Costa - Divisão de Comunicação

Publicado em 21/10/2022 15h37

Resumo da notícia:

  • Alunos das escolas municipais de Urupês e São João de Itaguaçu utilizam Tablets em sala de aula para desenvolver novas habilidades
  • Professores passam conteúdos diferenciados, além dos já utilizados em sala, para testar os conhecimentos dos estudantes
  • O objetivo é inserir os alunos na sociedade digital, e ampliar as possibilidades de aprendizado

Para desenvolver as habilidades dos alunos, professores das Escolas Municipais de Urupês passaram a utilizar tablets nas salas de aula para a complementação dos estudos. Na EMEF Athayr da Silva Rosa, os estudantes dos sétimos anos foram os primeiros a iniciarem a experiência com o novo instrumento pedagógico. Já na EMEF Maria da Glória Robert Lima de Almeida, os alunos dos terceiros, quartos e quintos anos fazem uso do equipamento para pesquisas em sala de aula, de acordo com a demanda que os professores aplicam.

E os alunos dos sexto aos nonos anos, da EMEF Maria de Lourdes da Costa Nunes, do distrito de São João de Itaguaçu também aderiram a tecnologia das telas para o aprendizado. De acordo com a diretora Edlene Corniani, os professores utilizam os tablets para acessar o QR CODE das apostilas localizados no final de cada capítulo, e através deles os alunos tem acesso ao material extra:

“Além dos alunos utilizarem os tablets para as pesquisas e vídeos complementares, na conclusão de cada capítulo as professoras os instruem à acessarem o QR CODE para fazerem exercícios e jogos referente à matéria estudada”, explica Edlene.

Com acesso à internet, os estudantes agora têm acesso a ferramentas de estudos como Google Sala de Aula (Classroom) Google Forms, Google Earth e Google Arts & Culture, além de trilhas de aprendizagem do Sistema de Ensino Aprende Brasil; podendo acessar questões e vídeos da plataforma Khan Academy, que, por meio de um cadastro previamente realizado pelos professores, para eles e seus alunos, personaliza os conteúdos de acordo com as dificuldades de cada estudante. E também através de ferramentas educacionais do próprio Classroom como: Kahoot, GeoGebra, Padlet, Scratch e Escola Digital, ampliando o campo de aprendizagem, ampliando as possibilidades dos alunos aprenderem de forma mais dinâmica, e os inserindo na sociedade digital.

Aos professores ficam a responsabilidade de alimentar a imaginação das crianças com conteúdo e atividades educacionais, já que através deste formato de aula a função de ensinar tornou-se ainda mais essencial, pois além das matérias didáticas, eles desenvolvem a habilidade de cada aluno que passa a conhecer o mundo digital.

Para as aulas as ferramentas são acessadas através de links dentro do próprio Google Classroom, e os professores enviam links de acesso a outros sites educativos muito usados, como por exemplo “Toda Matéria: Conteúdos Escolares”, para que os alunos testem seus conhecimentos.

A professora Priscila Paschoa explica que nesses ambientes de aprendizagem, ressalta-se como aspecto construtivo para os alunos a interatividade e, para o professor, a visualização de forma automática da maior parte dos resultados dos alunos para posterior replanejamento das atividades de reforço e de recomposição da aprendizagem.

“Com a possibilidade de uso desses vários recursos digitais, está havendo uma ressignificação dos papéis dos envolvidos, uma vez que se permite a personalização, atualização e transformação do ensino”, finaliza a professora Priscila Paschoa.

O Prefeito Bica conclui que possibilitar que a educação acompanhe o avanço da tecnologia, e proporcionar mais meios de ensino para os alunos é uma conquista imensa para a os urupeenses: “O mundo não pára, e a cada dia a tecnologia avança mais, e eu sempre digo que nossas crianças são nosso futuro, e proporcionar que o aprendizado seja o mais atualizado possível para essas crianças é primordial em nossa administração”, finaliza o Prefeito Bica.

Não perca nenhuma notícia 🔥

Inscreva-se gratuitamente e receba as notícias mais quentes da cidade diretamente em seu e-mail.

Notícias recomendadas

Pesquisar por assunto