Início Notícias Saúde Urupês em 8° Lugar no Previne Brasil

Urupês em 8° Lugar no Previne Brasil

A cidade está no oitavo lugar no ranking, entre os 645 municípios do estado

Unidade de Básica de Saúde Dr. Xisto Albarelli Rangel - Foto: Equipe de Comunicação

Por Carina Costa - Divisão de Comunicação

Publicado em 13/10/2022 10h30

Resumo da notícia:

• Urupês está em 8° no ranking do programa “Previne Brasil”, do Ministério da Saúde, com 98,1 de pontuação.
  • O ISF é a média dos percentuais individuais de cada um dos sete indicadores do programa Previne Brasil.
  • De acordo com o levantamento realizado através do SISAB em 07/10/2022, Urupês teve um desempenho positivo nos 7 indicadores avaliados

Urupês é o 8° colocado comparado aos 645 Municípios do estado de São Paulo, no ranking estadual do Índice Sintético Final (ISF) do programa “Previne Brasil”, do Ministério da Saúde, com 98,1 de pontuação. O índice mede a qualidade dos serviços oferecidos aos usuários pelo Departamento Municipal de Saúde (DMS). Os indicadores foram retirados do Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica - Sisab.

O ISF é a média dos percentuais individuais de cada um dos sete indicadores do programa Previne Brasil e serve de base para a avaliação, pelo Ministério da Saúde, do desempenho e da qualidade dos serviços oferecidos aos usuários, para fins de financiamento das ações de saúde, e os municípios são avaliados a cada 4 meses.

Para a diretora municipal do departamento de Saúde, Cristina Camargo, os dados demonstram o comprometimento da equipe com a atenção básica. “Este é o resultado de um trabalho em equipe, composta por pessoas comprometidas, engajadas e qualificadas. E isso é demonstrado nos números que colocam a saúde do nosso município nesse patamar. O que nos alegra, e nos motiva a trabalhar cada vez mais para oferecer uma saúde acolhedora, humanizada e de qualidade para os urupeenses. Eu não poderia deixar de agradecer todas as condições de trabalho e cursos de capacitação para as 7 equipes de saúde do município que a gestão Bica e Maria Luiza nos oferece", completou Cristina.

De acordo com o levantamento realizado através do SISAB em 07/10/2022, Urupês teve um desempenho positivo especialmente nos indicadores que monitoram a proporção de gestantes com ao menos seis consultas pré-natal, com a realização de exames para sífilis e HIV, e de gestantes com acompanhamento odontológico.

Os indicadores relativos ao percentual de diabéticos com solicitação de hemoglobina glicada também apresentaram resultados positivos. E o índice também mede a cobertura de vacinas como pólio, pentavalente e hipertensão (PA Aferida).

A maior parte dos municípios que estão à frente de Urupês no Ranking possuem porte menor, enquanto Urupês possuí cerca de 13.965 habitantes, os Guarani D’Oeste possuí 1.996 habitantes, União Paulista com 1.886, Estrela D’Oeste estima em 8.419, Cabrália Paulista com 4.222 pessoas, Santópolis do Aguapeí com 4.856 pessoas e Uru com 1.142 pessoas.