Início Notícias Educação Projeto "Pequenos Eleitores" é concluído com Posse do Presidente na Câmara Municipal

Os alunos eleitos no projeto receberam a faixa presidencial em cerimônia de posse, com a presença dos três poderes

Alunos eleitos com prefeito e vice-prefeita. Foto: Thomas Volpato Moutropoulos / Prefeitura Municipal de Urupês.

Por Carina Costa - Divisão de Comunicação

Publicado em 05/10/2022 14h19 - Atualizado em 05/10/2022 14h26

Na manhã dessa quarta-feira (05), os alunos da EMEF Maria da Glória Robert Lima de Almeida passaram por uma experiência única. Após um processo completo para entenderem e conhecerem na prática a utilidade e funcionalidade dos 3 poderes, Legislativo, Executivo e Judiciário, os alunos do 4° ano, da professora Fátima Cristina Durigan, participaram da cerimônia de posse do Presidente, Vice-Presidente, Governador, Senador e Deputados, que representarão os eleitores alunos da escola municipal no próximo ano.

O projeto consiste em criar o senso de cidadania desde o início da vida dos alunos, e a ideia surgiu há 14 anos, de acordo com a professora Cristina: “Toda vez que havia eleições os alunos me perguntavam em quem eu iria votar, e como eles escolheriam em quem votar quando tivessem idade para isso, então eu me senti na necessidade de criar esse ambiente de aprendizagem para prepará-los".

E foi então que surgiu a oportunidade de levá-los no gabinete do Prefeito, na Câmara Municipal e também no Fórum do município, para que eles tirassem suas dúvidas, e fizessem seus pedidos. E em 2022, com a recepção do Prefeito Bica, da Vice Professora Maria Luiza, da Téia na Câmara e do juiz de direito Vinicius Nunes Abbud foi um sucesso", completou emocionada a professora e idealizadora do projeto Cristina.

A posse aconteceu na Câmara Municipal e contou com presenças ilustres do município, como o Prefeito Bica Greggio, a Vice-Prefeita Maria Luiza Giampani da Silva, representando o judiciário Arthur Cornejo, a Presidente da Câmara Téia Mazzali, secretários e vereadores do município, a diretora Isabel Ramos, e a vice-diretora Andreia Soilo, da escola Maria da Glória, professores e alunos dos quartos anos, além dos pais de alunos e convidados.

O Presidente eleito Davi Malfatti, 9 anos, reivindicou algumas coisas que os alunos consideram que é preciso mudar na escola, e disse que até o último dia do mandato deles ele irá trabalhar para ajudar aos alunos.

“Já conseguimos a rede de vôlei, que foi doada pelo Prefeito Bica e pela Vice Maria Luiza, e agora temos outros pedidos, um deles é menos gritaria na hora do intervalo, outro é ter música às sextas-feiras na hora do recreio, e eu precisarei da ajuda de todos os alunos para conseguir resolver isso. Eu também vou tentar resolver um dos projetos que a outra chapa que concorreu com a gente sugeriu fazer, que é melhorar o cardápio da merenda escolar", finalizou o pequeno eleitor e agora político ativo.

A diretora da escola Isabel Ramos, prestou total apoio ao projeto, que por ela é considerado de grande valia. E o prefeito Bica se colocou à disposição para receber sempre que necessário os alunos para que eles vivam essa experiência desde pequenos, para que quando se tornarem adultos saibam se posicionarem como bons cidadãos.

Confira mais fotos desta notícia:

Nesta notícia: pequenos eleitores