Início Notícias Educação De frente com os três poderes: crianças têm aula de cidadania às vésperas das eleições

Alunos da EMEF Maria da Glória visitaram presidente da Câmara de Vereadores, prefeito e juiz da comarca, buscando respostas às principais dúvidas surgidas no período das eleições

Alunos visitaram Fórum da Comarca sexta-feira (23). Foto: Thomas Volpato Moutropoulos / Prefeitura Municipal de Urupês.

Por Luís Fernando da Silva - Divisão de Comunicação

Publicado em 23/09/2022 16h39 - Atualizado em 23/09/2022 17h15

O período que antecede as eleições não mexe apenas com a vida das pessoas que têm de escolher os futuros representantes políticos do país. Nas escolas, as crianças, desde cedo, também despertam curiosidade sobre o tema e trazem de casa questionamentos que vão desde dúvidas sobre o que é o ato do votar, até a função do agente público e a importância da política.

Percebendo a necessidade de responder a essas perguntas e em como esclarecer as dúvidas de uma forma satisfatória, mesmo com a pouca idade, a professora Fátima Cristina Durigan, que dá aula aos alunos dos quartos anos do ensino fundamental na EMEF Maria da Glória Robert Lima de Almeida, em Urupês, desenvolveu um projeto para criar o senso de cidadania desde o início da vida desses pequenos.

Durante a semana, a professora organizou visitas dos alunos às sedes dos três poderes municipais.

Na quarta-feira, a visita foi à Câmara Municipal, onde foram recepcionados pela presidente da casa, Téia Mazzali. Na quinta-feira, foi a vez do prefeito Bica receber os pequenos na Prefeitura para esclarecer como é o dia a dia do gestor do executivo e quais são suas funções. Por fim, na sexta-feira, o juiz de direito Vinicius Nunes Abbud finalizou os atendimentos com uma aula sobre o poder judiciário.

Nas oportunidades que tiveram, os pequenos não perderam tempo em questionar os representantes sobre as principais dúvidas que trouxeram de casa e, com certeza, saíram com muito mais informação.

Para a professora, o projeto também ajuda a entender que as dúvidas dos alunos “não têm a ver apenas com as eleições, mas, como tudo que fazemos, têm conotação política. Sendo assim, através do desenvolvimento desse projeto, os alunos puderam adquirir conhecimentos sobre política, eleições, voto, democracia e poderão, quiçá, contribuir com o país que forma consciente e ativa”.

Confira mais fotos desta notícia: