Início Notícias Administração Entrevista com Agente Censitário explica como está acontecendo o Censo Demográfico em Urupês

Recenseadores já estão passando casa a casa para aplicar os questionários. Veja se você pode confiar.

Censo demográfico. Foto: divulgação.

Por Luís Fernando da Silva - Divisão de Comunicação

Publicado em 04/08/2022 14h45

Começou o censo demográfico em todo o Brasil. E aqui em Urupês, desde esta segunda-feira (1º), 12 recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estão passando de casa em casa e abordando os moradores com perguntas que vão nos ajudar a entender as características sociais e demográficas da cidade.

Mas alguns moradores podem ficar receosos em responder a perguntas feitas por pessoas que eles mal conhecem em frente suas residências. Para tranquilizar a população e explicar onde essas perguntas serão usadas, hoje vamos conversar com a Emilaine Leticia dos Santos, que é Agente Censitária Municipal aqui em Urupês.

Prefeitura Municipal de Urupês: Poderia começar explicando o que é o Censo Demográfico?

Emilaine Leticia dos Santos: O Censo Demográfico é um estudo estatístico que possibilita saber quem somos, quantos somos e como vivemos, retratando o Brasil. Ele vai acontecer em todos os municípios, de todos os estados, em todo território nacional.

PMU: Como é o procedimento das pesquisas? Que tipo de pergunta eles vão fazer? E o mais importante: quem vai ter acesso a essas respostas?

ELS: Vão ser dois tipos de questionário: um básico e um completo, que são abertos aleatoriamente pelo sistema quando a pessoa decide responder ao censo. Através dessas perguntas, que vão ser sobre a idade, saneamento básico, distribuição de energia, grau de escolaridade e outras, é que eles o governo brasileiro vai saber de que modo que as pessoas vivem, para que sejam definidas políticas públicas para sanar as demandas dessa população.

Os moradores podem ficar tranquilos: nem mesmo recenseador, nem nós que vamos fazer a supervisão, vamos ter acesso aos dados individuais. Assim que as informações são colocadas no tablet, vai direto para o sistema, então a pessoa pode responder tranquilamente. Os dados vão ser divulgados ao final do censo de forma total, ou seja, um conjunto de informações, falando sobre a cidade de maneira geral, o estado e o país. Não vai ser divulgado dado de cada pessoa ou família específica.

PMU: Alguns munícipes estão relatando medo de responder a estes questionários, por não saberem quem são as pessoas que estão perguntando. Como saber se a pessoa que está me abordando realmente trabalha para o IBGE?

ELS: Ao ir até a sua residência, o recenseador vai estar usando o colete do IBGE, onde vai estar impresso o site e o telefone 0800, no qual a pessoa pode ligar para se informar. Ele também vai estar com crachá, que contém o nome, a foto da pessoa e um QR Code, que vai redirecionar direto ao site do IBGE. O recenseador também vai estar usando o Dispositivo Móvel de Coleta, que é parecido com um celular, um boné e uma máscara.

PMU: Emilaine, quanto tempo dura o censo e quando os resultados vão ser divulgados?

ELS: Aqui na cidade de Urupês, está previsto para acabarmos em três meses, podendo ser prorrogado para quatro meses. Como todas as pessoas têm que ser recenseada, a gente vai ter que voltar nas casas das pessoas que fizeram a primeira recusa ou até que não estavam em casa quando foram abordadas. Enquanto não terminarmos (de recensear) todas as casas de Urupês, aqui não vai acabar. Mas no Brasil inteiro esses dados devem demorar para serem divulgados por conta do tamanho do país.

PMU: Muito obrigado. Hoje nós conversamos com a Emilaine Leticia dos Santos que é Agente Censitária Municipal aqui em Urupês. E se você for abordado por agentes do IBGE em sua residência, lembre-se de conferir o uniforme e crachá deles para confirmar serem realmente funcionários do instituto. Depois, não tenha medo de fornecer as informações que eles vão solicitar, porque elas ajudam o governo do município, do estado e da união a entender como vive a população e a formular políticas públicas para fazer a diferença na sua vida.

Nesta notícia: censo demográfico