Início Notícias Crianças e Adolescentes Abuso sexual contra crianças gera discussões e movimenta moradores de Urupês

Abuso sexual contra crianças gera discussões e movimenta moradores de Urupês

Abordagem de pessoas na praça central foi uma das ações programadas durante a semana. Foto: Henrique Alonso Camilo / Prefeitura Municipal de Urupês.

Por Luís Fernando da Silva - Departamento de Comunicação

Publicado em 20/05/2022 10h46

Um crime cruel, silencioso e que muitas vezes pode ser acobertado pelos próprios familiares por medo das consequências da denúncia. Durante toda esta semana, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, lutou para levar informação e conscientização à população sobre o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

As ações fazem parte da Campanha “Faça Bonito”, com o Dia D realizado na última quarta-feira (18), uma união de forças por cidades de todo o país para dar um basta nesses atos de violência sexual contra menores.

Em Urupês, as ações contaram divulgações em rádio e em vídeos na internet, debates nos grupos de convivência do Social e palestras da Saúde, além de abordagem e panfletagem em locais públicos.

Como identificar possíveis casos

É importante ficar atento a alguns sinais que podem indicar que uma criança ou adolescente está sofrendo abuso ou exploração sexual. Sinais como mudanças de comportamento, distanciamento excessivo, atitudes infantis repentinas, apresentação de manchas roxas pelo corpo, ansiedade, choro, agressividade, dificuldade de aprendizagem, de relacionamento e brincadeiras sexualizadas são alguns indícios.

Como denunciar

Em Urupês, vários profissionais atuam diariamente para proteger as crianças e os adolescentes, prevenindo ou atuando mediante a denúncias de violação sexual. Contudo, é importante que as pessoas também colaborem. Em caso de suspeita, o cidadão deve realizar uma denúncia anônima no Disque 100, para o CREAS de Urupês, pelo telefone (17) 3552-2138, ou para o Conselho Tutelar, pelo telefone (17) 3552-2322 ou 24h pelo celular (17) 98133-8555.

Sobre a Campanha

A Campanha “Faça Bonito” é realizada em todo o Brasil, tendo o dia 18 de maio como seu ponto ápice. Neste mesmo dia, no ano de 1973, a garota Araceli Cabrera Sanches, de apenas oito anos, foi sequestrada, violentada sexualmente e morta por empresários de famílias poderosas da cidade de Vitória/ES. Mais tarde, por meio da Lei nº. 9.970/2000, 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Desde então, campanhas são realizadas em todo o Brasil, mostrando às pessoas como identificar casos como de abuso e exploração sexual e como realizar as denúncias. Em Urupês, há anos a campanha movimenta a cidade.