Início Notícias Saúde "Domingão da Vacinação" vai imunizar urupeenses contra gripe e Covid-19

"Domingão da Vacinação" vai imunizar urupeenses contra gripe e Covid-19

Idoso é vacinado contra a Covid-19 na Unidade de Saúde do Centro: Foto: Henrique Alonso Camilo / Prefeitura Municipal de Urupês

Por Luís Fernando da Silva - Departamento de Comunicação

Publicado em 25/03/2022 10h40

Domingo também é dia de se vacinar em Urupês. A Secretaria de Saúde anunciou que, neste dia 27 de março, realizará uma manhã especial para imunizar a população contra a Covid-19 e aproveitará para dar início à campanha de vacinação contra a gripe.

Todas as Unidades de Saúde da Família estarão atendendo no período das 8h às 11h. Confira como vai acontecer.

Gripe

A imunização contra a influenza, vírus causador da gripe, vai acontecer em todas as ESFs para idosos com 80 anos ou mais. O calendário completo da campanha ficou assim:

• 27 de março: Idosos acima dos 80 anos;
  • 4 de abril: Idosos acima de 60 anos e trabalhadores da saúde;
  • 2 de maio: Crianças acima de 6 meses a menores de 5 anos de idade, gestantes e puérperas;
  • 9 de maio: Indígenas, professores, pessoas com deficiência e pessoas com comorbidades;
  • 16 de maio: forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema prisional, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários e população privada de liberdade e adolescentes e jovens sob medida socioeducativa.

Covid-19

A vacinação contra a Covid-19 também vai acontecer neste domingo, no mesmo horário.

Crianças de 5 a 11 anos podem receber primeiras e segundas doses apenas na Unidade de Saúde do Centro.

Adolescentes de 12 a 17 anos e adultos de 18 a 79 são vacinados com primeiras, segundas (e terceiras doses para pessoas maiores de idade) em todas as ESFs do município.

Idosos com 80 anos ou mais podem receber a quarta dose da vacina contra o coronavírus também em todas as unidades de saúde de Urupês.

Até agora 12.179 urupeenses já foram vacinados ao menos com duas doses ou dose única – cerca de 87% da população total da cidade. Contudo, Apenas 60% da população recebeu a dose de reforço.