Início Notícias Saúde Urupês inaugura serviço para atendimento gratuito a casos especiais e moderados de transtornos mentais

Ação vai na contramão da média global, que carece de investimento no trato da saúde mental, de acordo com relatório da OPAS

Gestora e equipe de profissionais reúnem-se para orientações finais para início dos atendimentos. Foto: divulgação

Por Luís Fernando da Silva - Departamento de Comunicação

Publicado em 14/03/2022 12h12 - Atualizado em 14/03/2022 12h23

Começam, nesta segunda-feira (14), os atendimentos no Ambulatório Multiprofissional Especializado em Saúde Mental (Ament), serviço oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde de Urupês que vai prestar atendimento a pessoas com transtornos mentais prevalentes e de gravidade moderada, como transtornos de humor, de ansiedade e dependência química.

O atendimento se difere daquele que já é prestado atualmente nas Unidades de Saúde de Urupês, com as sessões de psicoterapia, pela gravidade do caso. Enquanto essas sessões abordam casos mais leves, o Ament visa atender situações mais avançadas e, para isso, dispõe de uma equipe multidisciplinar composta por psiquiatra, psicólogo e assistente social.

O objetivo é ampliar o acesso à assistência em saúde mental para pacientes com idade igual ou superior a 12 anos. O serviço atende casos de depressão, ansiedade, esquizofrenia, transtorno afetivo bipolar, transtorno obsessivo-compulsivo, dentre outros, incluindo aquelas com quadro de uso nocivo e dependência de substâncias psicoativas.

Na contramão do resto do mundo

Em Urupês, o intuito tem sido investir no trato da saúde mental, o que vai na contramão do cenário global de déficit de investimentos, tido como “decepcionante” pela Organização Pan-americana de Saúde (OPAS).

Dados de plataformas online especializadas em cuidados com a saúde mental estimam que mais de 80% dos brasileiros possuem algum transtorno mental. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 18,6 milhões de brasileiros são impactados pelo transtorno de ansiedade, que também é responsável por mais de um terço do número de pessoas incapacitadas nas Américas.

“Sabemos como a pandemia afetou negativamente a saúde mental das pessoas. Oferecer um programa de acolhimento e tratamento em um período que deixou tantas marcas é fundamental. Nossa esperança é conseguir trazer mais saúde e dignidade para a vida dessas pessoas”, conta o Prefeito Bica.

A Secretária de Saúde, Cristina Camargo, reforça que o serviço é oferecido gratuitamente em todas as etapas: desde o atendimento até o fornecimento das medicações e, em casos mais graves, a internação.

Como fazer parte do Programa

Para solicitar atendimento no Ament, o usuário deve ser encaminhado por profissionais clínicos das Unidades de Saúde do Município. Os atendimentos acontecem durante a semana na Unidade Básica de Saúde do Centro.

Nesta notícia: saúde mental psicoterapia ament