Início Notícias Segurança Pública Prefeitura de Urupês trabalha para aumentar policiamento na zona rural

Prefeitura de Urupês trabalha para aumentar policiamento na zona rural

Município solicitou convênio com a Polícia Militar, com as unidades de policiamento de área e ambiental. Quando aprovados, ambos vão trazer mais segurança ao morador da cidade e do campo.

Da esquerda para a direita: Diretor Municipal de Trânsito, Sargento PM Adauto Pires Cardoso; Comandante da Base Operacional da Polícia Ambiental de Novo Horizonte, Sargento PM Leonardo Dantas de Araújo; Prefeito de Urupês, Bica; e Diretor Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos, Lauriston Isique. Foto: Luís Fernando da Silva / Prefeitura Municipal de Urupês.

Por Luís Fernando da Silva (Departamento de Comunicação) e Adauto Pires Cardoso (Divisão municipal de Trânsito)

Publicado em 28/12/2021 11h41 - Atualizado em 28/12/2021 12h55

O Prefeito Bica, juntamente com o Diretor de Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos, Lauriston Isique, e com o Diretor Municipal de Trânsito, Sargento PM Adauto Pires Cardoso, esteve em visita ao quartel da Polícia Militar Ambiental, em Novo Horizonte.

A visita teve o intuito de dialogar sobre ações de fiscalização ambiental, bem como sobre o planejamento de um convênio entre a Polícia Ambiental e a Prefeitura, para o desenvolvimento da Atividade Delegada.

O objetivo é levar o policiamento ostensivo e preventivo para as áreas rurais do município, oferecendo auxílio em ações de preservação ambiental e mais segurança para famílias que vivem isoladas do centro urbano e, por vezes, possuem dificuldades de comunicação.

O Sargento PM Leonardo Dantas de Araújo, Comandante da Base Operacional da Polícia Ambiental de Novo Horizonte, vê com expectativa a celebração deste convênio, para levar segurança e esclarecimentos a muitos proprietários rurais que ainda têm dúvidas no manuseio correto do solo e áreas de preservação ambiental. “Esta aproximação é salutar; ganham os proprietários rurais e o meio ambiente”, declarou o comandante.

“A criminalidade não é um problema exclusivo da área urbana. Sabemos que há furtos, roubos e ações ilegais que acontecem na zona rural. E é visando combater isso que estamos buscando essa parceria com a Polícia Ambiental: para prevenir crimes e trazer mais segurança ao morador de Urupês”, declarou o prefeito Bica.

O que é a Atividade Delegada

A Atividade Delegada é um convênio firmado entre o Estado e o Município, permitindo que policiais “vendam” parte de seu período de descanso e trabalhem em áreas de interesse do município, aumentando, assim, a quantidade de policiais em atuação.

Atualmente, Urupês está no processo de implantação de dois convênios da Atividade Delegada: um com o policiamento de área e, agora, este, com o policiamento ambiental, cada qual com seus objetivos específicos.