Início Notícias Emprego e Qualificação IBGE abre inscrições para contratação de trabalhadores para o Censo 2022. 16 vagas estão disponíveis para Urupês

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil.

Por Luís Fernando da Silva - Departamento de Comunicação

Publicado em 15/12/2021 17h29 - Atualizado em 15/12/2021 17h36

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) está com inscrições abertas para o processo seletivo que vai contratar Recenseadores, Agentes Censitários Municipais (ACM) e Agentes Censitários Supervisores (ACS) para o Censo Demográfico de 2022.

Para Urupês são disponibilizadas:

• 13 vagas para o cargo de Recenseador, com remuneração de acordo com a produção e taxa de inscrição de R$ 57,50;
  • 1 vaga para o cargo de Agente Censitário Municipal (ACM), com salário de R$ 1.700 e taxa de inscrição de R$ 60,50; e
  • 2 vagas para o cargo de Agente Censitário Supervisor (ACS), com salário de R$ 2.100 e taxa de inscrição de R$ 60,50.

As inscrições podem ser realizadas entre 15 e 29 de dezembro pela internet, no site https://conhecimento.fgv.br/concursos/ibgepss21

Sobre as vagas

Recenseador: O recenseador é o responsável por fazer o trabalho da coleta de dados por meio de entrevistas com os moradores. É exigido ensino fundamental completo. A previsão de duração do contrato é de até 3 meses, podendo ser prorrogado, com base nas necessidades de conclusão das atividades do Censo Demográfico e na disponibilidade de recursos orçamentários.

Agente Censitário Municipal: gerencia o posto de coleta e, durante todo o trabalho do Censo Demográfico, estará à frente de dois tipos de ações: administrativas – controle e gestão dos recursos humanos e materiais do posto de coleta; e técnico-operacionais – gestor de uma equipe de Agentes Censitários Supervisores e recenseadores em que acompanhará e orientará a coleta de dados. A duração dos contratos é de 5 meses, podendo ser prorrogado, com base nas necessidades de conclusão das atividades do Censo Demográfico e na disponibilidade de recursos orçamentários.

Agente Censitário Municipal: exerce as tarefas de supervisão da operação censitária, com foco nas questões técnicas e de informática e administrativas. Está subordinado ao agente censitário municipal. Sua principal função é acompanhar, avaliar e, sobretudo, orientar os recenseadores durante a execução dos trabalhos de campo. A duração dos contratos é de 5 meses, podendo ser prorrogado, com base nas necessidades de conclusão das atividades do Censo Demográfico e na disponibilidade de recursos orçamentários.