Início Notícias Transporte Expresso Urupês: município contará com ônibus circulares para a população

Expresso Urupês: município contará com ônibus circulares para a população

Ônibus que realizará a rota do Expresso Urupês - Foto: Henrique Alonso Camilo  - Equipe de Comunicação da Prefeitura de Urupês

Ônibus que realizará a rota do Expresso Urupês - Foto: Henrique Alonso Camilo - Equipe de Comunicação da Prefeitura de Urupês

Por Carina Costa - Assessoria de Imprensa

Publicado em 25/08/2021 10h07 - Atualizado em 26/08/2021 08h15

A partir de setembro, os moradores de Urupês contarão com serviços de transporte circular no município. O “Expresso Urupês” será composto por três linhas de micro-ônibus que irão conectar as áreas centrais às mais afastadas da cidade e ao distrito de São João de Itaguaçu.
O objetivo do serviço é diminuir o tempo e o esforço de locomoção dos cidadãos que precisam ir ao trabalho, ao supermercado, ou a qualquer outro local distante de suas casas, principalmente diante da constante expansão da cidade, onde os novos bairros surgem cada vez mais distantes das áreas centrais.
Para utilizar o circular “Expresso Urupês”, será necessário emitir o Cartão de Serviços do Município, gratuitamente. Este cartão servirá de “entrada” para permitir o ingresso do usuário aos ônibus. O agendamento para a emissão dos cartões necessário realizar agendamento prévio na Prefeitura, de forma presencial, através do telefone (17) 3552-1144, ou online, por meio do link: bit.ly/3zfXtqU.
O atendimento para as inscrições e emissão no cartão inicia na próxima quarta-feira (25/08). Ao comparecer para a inscrição, é necessário portar comprovante de residência atualizado e documento oficial com foto (são válidos RG ou CNH, por exemplo).
Pessoas com 60 anos ou mais, portadores de deficiência e seus acompanhantes, trabalhadores que se locomoverem de suas residências ao trabalho e vice-versa, e participantes de programas municipais de assistência social (como o Bolsa Família e o Renda Cidadã) poderão utilizar o transporte gratuitamente.
As pessoas que não estiverem inseridas nesses grupos também poderão utilizar o serviço mediante pagamento de tarifa de apenas R$ 2,00 por viagem.
Em breve, a Prefeitura deverá enviar projeto de lei para a Câmara visando isentar o pagamento para crianças e adolescentes.
Os dias e horários que o transporte irá funcionar ainda serão definidos com base nas inscrições e na necessidade da população, mas a ideia é atender principalmente os horários de locomoção do trabalhador.
Perguntas frequentes sobre o serviço
Por onde os ônibus vão passar?
Se houver demanda, serão até três ônibus circulando ao mesmo tempo:
- 2 linhas vão percorrer o centro e os bairros mais afastados da cidade;
- 1 linha será exclusiva para São João de Itaguaçu e centro de Urupês.
Como será feito o pagamento da tarifa?
A tarifa será cobrada do Cartão de Serviços. Não é possível pagar em dinheiro, pois os cargos de motoristas da Prefeitura não possuem atribuição para receber em espécie.
O que é o Cartão de Serviços?
Com o intuito de transformar Urupês em uma cidade inteligente, lançaremos o Cartão de Serviços, recurso tecnológico que irá agregar, em um único cartão, os principais serviços públicos de Urupês, dentre eles o transporte coletivo Expresso Urupês.
Quem precisa fazer o cartão?
Todas as pessoas que forem utilizar o circular, mesmo quem for isento de pagamento. No momento de ingressar no ônibus, todos os usuários precisarão tê-lo em mãos. Aí, então, será necessário aproximar o cartão de um dispositivo de leitura: algo semelhante com o sistema já utilizado em cidades como São José do Rio Preto e São Paulo.