Início Notícias Educação Estudantes Urupeenses garantem ouro na 24° OBA 2021

Alunos vencedores da Olimpíada Brasileira de Astronomia

Por Carina Costa - Assessoria de Imprensa

Publicado em 13/08/2021 15h39

Os alunos da escola municipal Prof. Athayr da Silva Rosa participaram da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), e cinco estudantes garantiram medalhas.
Dos 22 alunos do município que se inscreveram na competição, Gabriela Ruis Cardoso do 9°B e Julia Catóia do 9°D foram medalhistas de ouro, o aluno Rafael Marion de Azevedo do 9°A e a aluna Maria Clara Leon Pierini do 7°C conquistaram medalhas de prata, e o aluno do 8°B, Kaiky Henrique de Oliveira Pedro, conseguiu a medalha de bronze.
A OBA é sempre realizada no primeiro semestre de cada ano, e os alunos interessados são inscritos pelo professor que representa a escola no concurso.
Este ano, a escola pôde optar pela prova online ou presencial, e em Urupês a professora responsável pela OBA, Priscila Barata, junto à diretora da escola Adriana Carnielo definiram que a maneira mais segura seria de forma online.
A prova é voltada para alunos do 6° ao 9° ano, a avaliação possui uma única fase, com 10 questões de múltipla-escolha, com duração de 2 horas para ser realizada.
A competição virtual avalia o conhecimento dos estudantes nas áreas de ciências aeroespaciais. A professora Priscila conta que um dos diferenciais desta prova é que os alunos que se interessam pela competição devem se aprofundar nos assuntos que serão abordados na prova, o que atribui conhecimento à vida dos estudantes além de despertar ainda mais curiosidade.
Diversas escolas que participaram da OBA 2020 foram premiadas, e a Athayr da Silva Rosa é uma das instituições que receberá uma Luneta, como forma de agradecimento e incentivo, por conta dos alunos urupeenses terem prestado a prova em plena pandemia.
A professora Priscila Barata, a Diretora Adriana e todos os profissionais da educação envolvidos na ação agradecem aos alunos participantes, e principalmente aos pais que prestaram apoio aos filhos durante todo o processo. A equipe da escola agradece também a ajuda dos profissionais que trabalham em conjunto durante todo o processo de estudo e realização da OBA.